Casa – Rua Paulo Orozimbo, 52

Crédito das Fotos: Professor José Carlos Vaz (USP)

Estas casas construídas entre os anos 1910 e 1920 estão abandonadas há pelo menos quatro anos na rua Paulo Orozimbo, 52 no bairro da Aclimação em São Paulo. É uma construção geminada típica do início do século passado, e está apesar do péssimo estado de conservação, embora que conservando praticamente intacto seu estado original, com apenas uma alteração em uma das janelas do porão. As demais janelas do mesmo porão, embora originais foram lacradas com uma parede de blocos, tal qual o acesso a residência.

Embora o imóvel aparente ser uma casa só é na verdade, conforme já dissemos, uma casa geminada. As entradas discretas nas extremidades dão a impressão que se trata de uma residência única. O que não é.

O curioso é que os vizinhos de fundo desta casa, e seus vizinhos da direita foram todos demolidos para dar lugar a um grande condomínio residencial. Por alguma razão este imóvel foi poupado. Olhando a imagem pelo Google Street View é possível ver que o prédio fica aos fundos do imóvel, mas não se trata do mesmo terreno.

Veja outras fotos deste imóvel:

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

11 respostas

  1. ola adorei a casa tem um ar miseriosa se pode-se reformar
    poderam fazer um ponto turistico as pessoas curten.

  2. Esta casa morou uma cigana chamada Dna Carmem, na realidade
    um portão é de uma casa e outro portão fechado por cimento era
    outra casa, ou seja, duas janelas para cada casa.

  3. Minha mãe residiu com a família de 1962/3 até 1975 nesta rua nas casas que possivelmente já foram demolidas

    Eram de fato duas casas mas a frente indicava somente uma.

    Uma das casas pegava a parte de cima do terreno.A outra a parte debaixo e tinha como um adicional todo o quintal do fundo, um grande terreno.

    A maioria eram casas locadas.,

    1. Morei nessa casa em 1954 e tenho um irmão que nasceu nela. Hoje com 60 anos. Nossa como tudo mudou. No fundo me lembro tinha um pé de goiaba. O quintal era enorme.
      Sueli Guerra

  4. A residência mencionada passou por uma tentativa de restauração em 2011, mas seu estado deteriorado não permitiu a continuidade do empreendimento.

    Foi demolida em quase totalidade.

    1. Triste saber disso. Lembro-me que em 2002 passava constantemente em frente a essas casas e havia uma senhora bem idosa que andava curvada morando em uma delas. Havia um outro casrão maravilhoso próximo à Av. Armando Ferrentini. Pensei em fotografá-lo no ano passado. Entrei em choque ao ver que no local estavam construindo mais um condomínio…

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: