Casa – Rua Paraupava, 90

Localizada na Rua Paraupava, 90 no bairro da Mooca, esta antiga casa não parece estar abandonada apesar do estado ruim de conservação.

Chama a atenção também por ser praticamente a construção mais antiga desta rua que fica no finalzinho do bairro, quase chegando no Belém.

Notamos a ausência de um portão à esquerda do imóvel que pode ter sido removido ou então indica que no passado a rua era mais estreita e eventualmente a casa pode ter perdido seu muro e portão em um alargamento de via.

Apesar de uma pequena parte da fachada já ter caído (junto à calçada) e da presença de pichação, o imóvel ainda está preservado com suas características originais e pode ser restaurado ao menos em seu exterior sem muito custo.

Sem dúvida, um belo imóvel da região resistindo como pode.

Veja outras fotos deste imóvel (clique para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Casa – Rua Barata Ribeiro, 201

Na rua Barata Ribeiro, 201, Bela Vista, encontramos esta casa fechada e com suas portas e janelas emparedadas com um ar de demolição futura. O local, bem como outra casa da mesma rua pertence ao Hospital Sírio Libanês, como atesta a placa presa ao portão.

Leia mais »

Templo Tenrikyo

Construção em estilo oriental em pleno bairro de Itaquera dá um ar japonês ao Parque Guarani em Itaquera. Saiba mais.

Leia mais »

Respostas de 6

  1. Olá, gostaria de saber se você tem informações sobre demolição de casas em função de abertura de novas avenidas em São Paulo. Muito obrigada,
    Maíra

    1. Claro que pode ser comprada… Só terá um pequeno problema que acontece com a maioria dos imóveis da região, os donos irão pedir no mínimo uns 300.000 reais pelo imóvel…

  2. Botaram uma edicula ridicula de dois andares nos fundos. O povinho..!!!! Sempre o maldito “puxadinho” de Brazuca.

    A cumeeira da telha frontal ( Gable ) tem o que parece ser ventilacao entre o forro do teto e o telhado, uma tecnica antiga para expulsar ar quente que sobe e se acumula nos comodos em dias quentes. Vejam bem como eram engenhosos os arquitetos de outrora, que nao podiam lancar a mao de Ar Condicionado, esta praga do Seculo XXI. Tecnica alias, similar aos calhambeques antigos que usavam estes rasgos no capo.

    Outro detalhe, sao as guarnicoes ornamentais em tijolo , escondidas com o decaimento e pichacao, aos lados da janela frontal, para dar um maior destaque. Certamente esta casa foi erguida com tijolo solido de ceramica em toda sua alvenaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *