Casa – Rua Japi

Sempre acreditei que as residências antigas mais simples são as mais interessantes para se fotografar. Costumam apresentar-se sem aqueles excessos de detalhes da fachada e exprimem na simplicidade o que há de mais agradável e funcional numa casa.

Passando pela rua Japi, no bairro da Vila Ede, região norte da capital paulistana avistei essa simpática casa antiga:

clique na foto para ampliar

Localizada no número 372 o imóvel é muito agradável e ainda apresenta-se bem próximo a sua concepção original, talvez excetuando-se atualmente na ausência de um jardim diante da janela e na construção de um cômodo – aparentemente um banheiro – onde antes era a entrada para o interior da residência, no lado esquerdo da fachada. O portão também não mais o original, tendo sido substituído por um modelo comum, bem típico da década de 1980.

Ao nível da rua, o muro apresenta a tradicional balaustrada brasileira com o brasão simplificado da república, bastante comum em casas erguidas entre as década de 1920 a 1940.

Um charme de residência só faltando, na minha opinião, um jardim com uma árvore para contrastar com o amarelo dominante.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

A última casa da Avenida São João

Com tantos prédios, lojas e galpões o centro de São Paulo ainda surpreende. Conheça a história da antiga residência da Família Ferrara, a última sobrevivente da Avenida São João.

Leia mais »

Casarão – Alameda Santos

Casarão atualmente ocupado pela Sabesp, do início do século 20 na Alameda Santos, está absolutamente preservado. Veja mais fotos e saiba um pouco mais sobre este imóvel.

Leia mais »

Drogaria Bela Vista (demolida)

Fundada em meados dos anos 30, a Drogaria Bela Vista é mais um estabelecimento comercial tradicional da cidade de São Paulo a fechar as portas. Saiba mais sobre ela e veja fotos.

Leia mais »

4 respostas

  1. Olá Douglas, seu olhar é privilegiado! Gostei muito da “tradicional balaustrada brasileira com o brasão simplificado da república, bastante comum em casas erguidas entre as década de 1920 a 1940”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *