Artigo atualizado em 15/05/2020 – veja no final da página
Se tem algo que aprecio muito nos bairros, são os pequenos estabelecimentos comerciais. Estes bravos lutadores que resistem às grandes corporações, que no cotidiano tendem a sufocar a tradição de lojas pequenas em quase todos os segmentos de negócios.
São lavanderias, quitandas, avícolas, vendas, sapatarias e mercadinhos de bairro que de alguma forma ou outra lutam com muita dificuldade contra grandes redes. Sempre defendi que estes pequenos empreendedores de bairro, que tanto nos socorrem em situações de emergência, deveriam ter impostos reduzidos ao máximo.
E caminhando na Santa Cecília recentemente encontrei um imóvel que tem dois quesitos que apreciamos muito: casa antiga e um pequeno estabelecimento:
Localizada na rua Jaguaribe, é uma das várias casas antigas que se espalham por esta via, especialmente no lado esquerdo. São casas centenárias, algumas bem conservadas outras não, que mostram um pouco do passado deste bairro.
E o que me chamou a atenção também, foi a pequena Lavanderia e Tinturaria Bandeirantes, instalada onde antigamente era o porão habitável da residência. Lá dentro encontrei um senhor cuidando do estabelecimento.
Nessa região tem várias lojas deste ramo, algumas de grandes franquias e que disputam o cliente com muito mais recursos do que esta pequenina loja de bairro. Mas elas não tem o essencial: simpatia.
Chegar em um pequeno estabelecimento e conhecer o dono ou quem ali trabalha ajuda a estabelecer uma intimidade básica de relacionamento humano, onde podemos bater um bom papo sobre amenidades e outros assuntos. Isso tudo sem o imediatismo das relações das redes sociais.
O papo pode começar com o tempo “Será que vai chover ?” ou o bom e velho futebol: “Nossa, viu o Palmeiras ontem ?” ou ainda “Quem matou a personagem X da novela Y ?”. Pode não parecer, mas estes assuntos banais ou corriqueiros nos fazem um bem danado.
Se eu morasse por ali, com certeza iria levar minhas camisas e calças sociais para esta tinturaria. E já chegaria perguntando: “Que time você torce ?”. Para ficar ainda mais legal só faltaria ele responder: “Juventus”…
Apóie o comerciante de bairro! Fazendo isso você está apoiando seu bairro contra as grandes redes e franquias que deixam nosso dia a dia cada vez mais sem graça.
E você, frequenta algum estabelecimento pequeno ou antigo no seu bairro ? Qual é ? E o que te faz frequentar ? Deixe seu comentário.
ATUALIZAÇÃO:
Infelizmente a antiga residência não resistiu e começou a ser demolida no mês de abril de 2020. Atualmente, talvez devido à pandemia, a demolição está paralisada e encontra-se no seguinte estágio:
Comentarios