Vila Demolida – Rua Dr. Tomás de Lima

A região central de São Paulo é tão antiga e densamente ocupada que é sempre surpreendente quando encontramos nesta área algum terreno disponível ou vazio. Mas é mais surpreendente ainda quando acabamos por encontrar um grande terreno com uma casa antiga, como esta a seguir.

Localizada no número 93 da Rua Dr. Tomás de Lima, na Sé, este imóvel é, apesar de seu estado deteriorado, um sobrevivente. A região central é praticamente toda ocupada por edifícios e grandes construções e os poucos imóveis antigos que restam na área são basicamente imóveis que estão protegidos pelas leis municipais ou estaduais de tombamento.

Este imóvel não é tombado, é apenas uma casa antiga em um amplo terreno que anteriormente existia uma vila de residências, que há muito foram demolidas. No meio das casas havia uma rua com o nome de Rua Bonita (denominação que não era oficial da Prefeitura de São Paulo).

Nesta imagem era possível ainda ver algumas das residências do fundo do lote (clique para ampliar)

Atualmente vazio, enquanto havia acesso à casa moradores de rua chegaram a dormir no local. Por outro lado criminosos já chegaram o usar a casa para se esconder ou também para consumo de drogas. O acúmulo de lixo no terreno também chegou a tornar-se um grande problema para os vizinhos. O problema só foi resolvido com o muro que foi construído e isolou a residência da rua.

Veja mais fotos desta casa (clique na foto para ampliar):

ATUALIZAÇÃO 27/12/2021:

O que restava da ainda vila não existe mais, foi tudo colocado abaixo no segundo semestre de 2015. Até o momento, seis anos depois, nada foi construído no local. O lote/terreno pertence à CDHU, o que indica que possivelmente em algum momento serão erguidas moradias populares.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

5 respostas

  1. Eu já havia reparado nesta casa quando visitei a rua Santa Luzia, que fica defronte. Uma moradora local disse-me o mesmo com relação aos moradores de rua…

  2. eu moro no prédio em frente a este imóvel, o terreno pertence à secretaria estadual de habitação. a casa foi desocupada há uns 3 anos, era invadida por traficantes que ali vendiam de tudo e a policia sempre aparecia pra pegar, provavelmente, pegar um troco e deixá-los em paz. hoje é uma ruína cheia de lixo, mosquitos da dengue e ratos, e o local é usado como banheiro por mendigos e como ponto pra fumar crack. o terreno está cheio de mato e ratos.

  3. Nasci na Tomas de lima, brinquei em todas essas casas, essa em especial era da Dona Neném amiga da minha mãe, na rua tinha varias casas iguais a esta, todas de aluguéis algumas independentes e outras pensões que depois virou cortiço, a rua tinha muita criança Dona Nénem era a velhinha fofoqueira da rua ( no bom sentido) ela ficava na janela vendo as peripécias que nos crianças faziam na rua e o menor vidro quebrado ou joelho ralado lá ia ela chamar nossa mãe..rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.