Casa – Rua do Imperador

Via que liga os bairros de Vila Guilherme e Vila Maria, a Rua do Imperador é um caminho muito antigo da zona norte de São Paulo que até o ano de 1957 era chamada de Estrada da Bela Vista, provavelmente em alusão a alguma das chácaras da região.

Por ali há um bom numero ainda de residências antigas, parte preservadas e outras alteradas que compõem o pitoresco cenário urbano da região. Entre elas esta casa chamou muito a atenção:

clique na foto para ampliar

Não tem como não prestar atenção nessa preciosidade da Vila Maria. Localizada na altura do número 1391, é uma casa pequena, simples até e com parte de sua fachada comprometida por um improvisado salão comercial no canto esquerdo do lote.

Assim mesmo ela é encantadora em seus detalhes. Uma prova de que mesmo os imóveis mais simples de tempos passados tinham um considerável capricho em seus traços arquitetônicos.

Na foto: o detalhe da fachada com a estrela (clique para ampliar)

No frontão da casa uma grande estrela pintada em azul é indicada por duas setas na mesma cor, que partem respectivamente da direita e da esquerda.

Outros detalhes pequenos e são observados por toda a extensão da frente da residência, como os adornos próximos à entrada e o acabamento na área da janela, cuja esquadria de madeira felizmente não sucumbiu ao alumínio.

Apesar da intervenção feita para a construção do ponto comercial a observação da maior parte da bela fachada continua garantida. É realmente encantadora!

Veja mais fotos:

Nota:

*1 – Apesar de chamar-se desde 1957 de Rua do Imperador, não se sabe seria a nobre autoridade homenageada ali. O autor do projeto de lei (303/57) que deliberou sobre a mudança da nomenclatura, Modesto Guglielmi, não fez qualquer justificativa sobre o porque da mudança da lei e nem sobre o imperador homenageado. Assim sendo escolha você o imperador que lhe convier.

Bibliografia:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

13 respostas

  1. Adoro essas casas da rua do Imperador .
    Outra bem legal fica na esquina da Coronel Jordão com imperador

  2. Tempo em que a profissão de pedreiro incluía também ser artista, e não se pagava mais por isso.

  3. Prezado Douglas , apreciei bastante dias suas pesquisas independentes.
    Sobre a Rua do Imperador , já ouvi um relato interessante, Dom Pedro I , tinha uma Fazenda na Região , hoje denominada Rua Araritaguaba com a Rua Edson de Melo, o casarão existe ainda , na Região, na Rua Nova Prata , existe uma casa antiga ao fundo de um condomínio que não foi demolida , a quem diga que era uma senzala.
    O Bairro de Vila Maria , há quem diga ter sido homenagem a Maria Leopoldina , a Rua que hoje chama-se Cássio de Almeida era denominada Rua Petrópolis (Sede da Monarquia no RJ)
    Havia ali também no local a Sociedade Paulista de Trote e o Zoológico.
    Sendo assim. , fazendo uma.ligacao com todos estes fatos, faz sentido ter a Rua do Imperador.
    Merece uma investigação.

  4. Realmente a fachada do imóvel é bem caprichada e bem conservada !

  5. Boa tarde. lendo os comentários sobre a RUa do Imperador, em razão de um livro que está em fase de encerramento, achei a casa da Marquesa de SAntos, na VIla Maria, hoje fechada para visitação. O meu livro intitulado Vossa MAgestade a Maria FUmaça, fala de muitos assuntos,,dentre eles da FAzenda SAntana, origem do bairro e mutos outras coisas. O que mais tem atrasado o meu livo, são as fotos antigas, No entantomos velhinhos da Vila GUilherme contavam aos netos, que a RUa do Imperador era muito utilizda por D!Pedo I.

    1. Quanto a rua ser utilizada por d.Pedro I não passa de lenda urbana, essa rua recebeu esta denominação nos anos 1940 substituindo a rua do Imperador que ficava na Sé e que em 1889 mudou de nome por conta da proclamação da república. Essa rua sequer existia, bem como todas as demais nos arredores.

  6. O assunto é interessante sobre a RUa do Imperador. Os antigos,contavam aos netos que D.Pedro I a utilizava. O meu mais recente livro,,em que conto a historia de Santana, FReguesia do Ó e tantos outros, fui a procura de novidades, onde achei a casa de Domitila, a Marquesa de Santos,,na Vila Maria, coincidindo com o,endereço dado,por,Durães. O livro terá o seguinte TÍtulo Vossa MAgestada a MAria Fumaça.

  7. Meus avós chegaram de Portugal em 1920 e compraram uma casa na Rua da Bela Vista no número 465… depois a rua mudou de nome para Rua do Imperador… lá nasceram meus tios, pai, irmãos e eu… Minha avó sempre dizia que o nome da rua havia mudado a pedido dos portugueses que eram maioria na região… Não sei se foi esse o verdadeiro motivo para a mudança mas sempre acreditei nela… abraço e parabéns pelo trabalho!

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: