Quem anda nos dias de hoje pela Rua do Bosque no bairro da Barra Funda, zona oeste da cidade de São Paulo, provavelmente começa a pensar qual a razão deste logradouro levar este nome. Árvores nesta rua chega a ser um artigo de luxo.
E justamente as raras árvores que são encontradas na rua do Bosque estão justamente dentro do terreno desta residência localizada na altura do número 1081. E esta construção destoa de seus vizinhos por uma série de peculiaridades que dão ao antigo imóvel um toque de exclusividade.
Construída em madeira e com cercas nas laterais feitas no mesmo material que são feitos os trilhos de trem (veja fotos 6 e 8 da galeria abaixo) a casa está localizada ao lado do extinto pátio ferroviário da Barra Funda e pertenceu no passado à extinta Estrada de Ferro Santos Jundiaí (EFSJ). Este tipo de construção é muito comum próximo de linhas férreas e casas similares a esta podem ser vistas em locais como Paranapiacaba.
O imóvel é habitado regularmente mas provavelmente ainda deve pertencer ao espólio da RFFSA, uma vez que são encontradas nas paredes externas da casa placas com a numeração de patrimônio (veja fotos 3 e 7 da galeira abaixo).
Além de ser uma casa muito bonita é uma construção rara e curiosa que vale a pena ser vista e preservada.
Veja mais fotos da casa ferroviária:
Comentarios