Casa – Rua Diogo Vaz, 339

Antiga casa térrea em estado de abandono e com acúmulo de entulho em sua calçada na rua Diogo Vaz, no bairro do Cambuci, zona sul da cidade de São Paulo.

A rua Diogo Vaz está localizada em uma área bastante antiga de São Paulo e suas origens remontam a virada do século XIX para o século XX, quando as terras pertencentes a Antônio Gonçalves do Santos, o popular Batuíra, começaram a ser loteadas.

Batuíra foi um dos pioneiros da doutrina espírita em São Paulo e grande defensor do direito dos negros. Quando um escravo fugia e vinha buscar abrigo em suas terras só saia de lá depois que seu dono desse a alforria. Cidadão notório da cidade de São Paulo, Batuíra teve o primeiro teatro da cidade e também foi o primeiro entregador de jornais paulistano, distribuindo o Correio Paulistano.

Em sua homenagem, após sua morte e o término do loteamento de suas terras a rua principal de suas propriedades, cujo término se dava à rua do Lavapés foi nomeada como Rua Espírita, permanecendo com essa denominação até os dias atuais.

Conheça a região através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

Uma resposta

  1. Pelo jeito aproveitaram para reformar algum imóvel e fizeram dessa casa abandonada um local para entulho.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: