Antiga casa térrea em estado de abandono e com acúmulo de entulho em sua calçada na rua Diogo Vaz, no bairro do Cambuci, zona sul da cidade de São Paulo.
A rua Diogo Vaz está localizada em uma área bastante antiga de São Paulo e suas origens remontam a virada do século XIX para o século XX, quando as terras pertencentes a Antônio Gonçalves do Santos, o popular Batuíra, começaram a ser loteadas.
Batuíra foi um dos pioneiros da doutrina espírita em São Paulo e grande defensor do direito dos negros. Quando um escravo fugia e vinha buscar abrigo em suas terras só saia de lá depois que seu dono desse a alforria. Cidadão notório da cidade de São Paulo, Batuíra teve o primeiro teatro da cidade e também foi o primeiro entregador de jornais paulistano, distribuindo o Correio Paulistano.
Em sua homenagem, após sua morte e o término do loteamento de suas terras a rua principal de suas propriedades, cujo término se dava à rua do Lavapés foi nomeada como Rua Espírita, permanecendo com essa denominação até os dias atuais.
Atualização 25/02/2023:
Após a demolição, até o momento desta publicação, nada foi construído no local e o terreno permanece vazio e fechado por tapumes. A foto abaixo mostra como está.
Respostas de 2
Pelo jeito aproveitaram para reformar algum imóvel e fizeram dessa casa abandonada um local para entulho.
. e hoje não tem nada. tá certo que esta casa não tinha nada de especial para ser tombada ou preservada, mas ninguém aproveitou o terreno. PS: deve ser muito raro ruas que permanecem com seus nomes originais: https://encurtador.com.br/dswOT