Casa – Rua da Graça, 930

O Bom Retiro, na região central de São Paulo, já foi um bairro repleto de casas. Hoje, boa parte do bairro se transformou em um amontoado de prédios, galpões e, principalmente, muitas lojas e estabelecimentos comerciais, a grande maioria destinada ao comércio de roupas.

clique na foto para ampliar

Na número 930 da rua da Graça, encontramos esta antiga casa térrea cuja arquitetura é típica da cidade de São Paulo do início do século XX, com janelas grandes de madeira, porão com respiro para a rua, entrada lateral e terreno estreito e comprido. Este tipo de construção é cada vez mais raro não só na área do Bom Retiro como em toda a cidade. Na rua da Graça, esta é praticamente a última sobrevivente.

Segundo seus vizinhos, a casa está assim há muitos anos, fechada e com as janelas e portas lacradas.  Até quando ela resistirá ?

Confira mais fotos desta casa (clique na miniatura para ampliar):

Atualização – 29/08/2019: A esperança de dias melhores para esta casa da Rua da Graça não se concretizou. Sua árvore foi arrancada (será que foi autorizada pela prefeitura ?) e toda a área interior completamente desfigurada para que abrigasse um estacionamento.

Apesar da casa não ter sido demolida completamente, pouco dela resta como é possível conferir na imagem a seguir:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

9 respostas

  1. Tem uma casa em Santos próxima ao canal 2 bem parecida com essa: janelas grandes, porão com respiro para a rua e entrada pela lateral. Embora o estado de conservação não esteja bom, uma família mora lá.

  2. Essa casa parece muito a da Afonso Sardinha, 275 só que construída com o portão do lado direito. As duas construção são do século XX. Eu não entendo pq o governo não ajuda a preservar a história. É triste assistir isso sem poder fazer nada.

    1. ela foi vendida e brevemente sera restaurada ate onde me informaram … que bom que ainda tem pessoas que preferem preservar do que contruir casas modernas.

  3. Aqui no Rio, nos bairros mais pobres, há várias casas antigas assim. Uma pena (ou um crime). Pensava que fosse “exclusividade” nossa…

  4. Não preservar sua história é repetir seus erros, triste povo sem memória.

  5. Ainda dá tempo para a conservação da fachada, antes que seja tarde demais!

  6. Morei nessa casa em 1969 aproximadamente! os pisos eram de madeira, a cozinha era no fundo que dava para um quintal eu e minha irmã pulávamos a janela para irmos para a casa da vizinha quando minha mãe não estava.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: