O Bom Retiro, na região central de São Paulo, já foi um bairro repleto de casas. Hoje, boa parte do bairro se transformou em um amontoado de prédios, galpões e, principalmente, muitas lojas e estabelecimentos comerciais, a grande maioria destinada ao comércio de roupas.
Na número 930 da rua da Graça, encontramos esta antiga casa térrea cuja arquitetura é típica da cidade de São Paulo do início do século XX, com janelas grandes de madeira, porão com respiro para a rua, entrada lateral e terreno estreito e comprido. Este tipo de construção é cada vez mais raro não só na área do Bom Retiro como em toda a cidade. Na rua da Graça, esta é praticamente a última sobrevivente.
Segundo seus vizinhos, a casa está assim há muitos anos, fechada e com as janelas e portas lacradas. Até quando ela resistirá ?
Confira mais fotos desta casa (clique na miniatura para ampliar):
Atualização – 29/08/2019: A esperança de dias melhores para esta casa da Rua da Graça não se concretizou. Sua árvore foi arrancada (será que foi autorizada pela prefeitura ?) e toda a área interior completamente desfigurada para que abrigasse um estacionamento.
Apesar da casa não ter sido demolida completamente, pouco dela resta como é possível conferir na imagem a seguir:
Respostas de 13
Tem uma casa em Santos próxima ao canal 2 bem parecida com essa: janelas grandes, porão com respiro para a rua e entrada pela lateral. Embora o estado de conservação não esteja bom, uma família mora lá.
Essa casa parece muito a da Afonso Sardinha, 275 só que construída com o portão do lado direito. As duas construção são do século XX. Eu não entendo pq o governo não ajuda a preservar a história. É triste assistir isso sem poder fazer nada.
Ela esta a venda??
ela foi vendida e brevemente sera restaurada ate onde me informaram … que bom que ainda tem pessoas que preferem preservar do que contruir casas modernas.
Se restaurarem a ponto de recuperar todos os elementos estéticos originais, parabéns a quem tiver essa iniciativa!
Aqui no Rio, nos bairros mais pobres, há várias casas antigas assim. Uma pena (ou um crime). Pensava que fosse “exclusividade” nossa…
Não preservar sua história é repetir seus erros, triste povo sem memória.
Ainda dá tempo para a conservação da fachada, antes que seja tarde demais!
Morei nessa casa em 1969 aproximadamente! os pisos eram de madeira, a cozinha era no fundo que dava para um quintal eu e minha irmã pulávamos a janela para irmos para a casa da vizinha quando minha mãe não estava.
Um casa histórica hoje é um excelente estacionamento
Seria essa rua da Graça a mesma que é referida numa música ícone da S. Paulo antiga, Lampião de Gás?
Descobri que meu Tataravô Filipe Pavan morou nessa rua (Rua da Graça), mas no nr 159. É muito legal imaginar 100 anos atrás meus antepassados andando por essas ruas
tá do mesmo jeito que a foto de 2019.