Casa – Rua da Consolação

Já parou para pensar que algumas ruas e avenidas de São Paulo por mais antigas que sejam estão tão modificadas de sua configuração original que você já quase não encontra casas nelas, apenas prédios e edificações de uso comercial? Anos atrás contei aqui a história da última casa da avenida São João, que resiste bravamente, e hoje conto o caso dessa valente sobrevivente da rua da Consolação.

clique para ampliar

Localizada no número 2651 essa residência antiga ainda não é a última, mas pelo andar da carruagem que está a especulação imobiliária nos poucos terrenos disponíveis pela região não ficaria espantado se em breve desaparecesse.

Construída no início do século 20 a casa sofreu poucas alterações no decorrer de sua existência e ainda conserva a essência de sua originalidade. Nota-se as alterações na parte junto à calçada onde o que aparentemente era um porão habitável foi transformada em uma pequena casa e um salão, atualmente ocupado por uma barbearia.

No andar superior é possível notar que as sacadas de ferro não contemporâneas da época da construção da casa e foram adicionadas em alguma reforma posterior. Já na fachada em si dá para notar que as três janelas originais – mais compridas – foram trocadas por outras menores, contudo tiveram o bom gosto de completar o espaço com azulejaria o que não foi agressivo ao imóvel. Não terem colocado janelas em alumínio também foi uma vitória…

Um espaço muito bonito e agradável que faço votos para que se mantenha preservado.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Edifício Garcia

Localizado na Rua dos Franceses, no bairro da Bela Vista, o Edifício Garcia é um belo e robusto prédio residencial antigo que está abandonado há vários anos. Veja fotos e saiba mais sobre ele.

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *