Casa do Engenheiro da Estação – Itaquera

A região de Itaquera, que está em bastante evidência agora em virtude da construção do novo estádio do Corinthians e que deverá ser sede paulista da Copa do Mundo FIFA 2014, é uma área bastante antiga da cidade de São Paulo.

Passeando pelo bairro é fácil encontrar construções bonitas, antigas e curiosas. Porém uma que chama bastante a atenção de quem passa pelo bairro, não está muito preservada, e é a casa em questão aqui, localizada entre o término da rua Lagoa Salgada e o início da Avenida Campanella, que praticamente inicia-se alguns poucos metros antes de chegar a este imóvel.

A casa em questão, trata-se de uma herança ferroviária do bairro, é a antiga cada do engenheiro da estação. Algumas estações ferroviárias possuiam uma casa para o engenheiro responsável e em Itaquera havia uma delas. Acredita-se que a data provável da construção deste imóvel seja 1930, ano em que foi construída a última estação ferroviária que havia por ali e que foi demolida em 2004 pela prefeitura de São Paulo.

A Estação Itaquera em 1955, a casa não aparece (foto: William Gimenez).

Acredita-se que quando houve a compra das estações ferroviárias da RFFSA pela CPTM não tenham sido incluidas as casas ferroviárias ao redor das paradas e esta também tenha ficado de fora, possível que ainda pertença a RFFSA. A bela casa, que merece ser preservada está à própria sorte, numa espécie de limbo. Uma riqueza do patrimônio histórico ferroviário e paulistano em Itaquera.

Saiba mais sobre a antiga estação, aqui: http://estacoesferroviarias.com.br/i/itaquera.htm

Veja outras fotos da casa do engenheiro (clique para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
   

Confira o local através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

31 respostas

  1. Realmente é uma grata surpresa encontrar um imóvel tão antigo e com tanta riqueza histórica. Espero que não seja demolido, mas sim, preservado.

  2. Só para constar: originalmente a estação ferroviária de Itaquera se chamava São Miguel, por ser este bairro o vilarejo mais próximo à estação construída num local então deserto, em 1875.

  3. Peguei muito trem nesta estação com meu pai,tinha um terminal de onibus ao lado viação São José e nessa regiaõ existem muitas casas antigas inclusive do outro lado da estação a prefeitura ficava em um casarão.

  4. Na foto acima, de 1955 do William Gimenez, a casa não aparece porque localiza-se exatamente no lado do qual foi tirada a foto. É provável que o ônibus estivesse em frente a ela, na Avenida dos Campanellas, que era como se chamava esta avenida, quando a conheci.

  5. Sou fascinado por antiguidades e historia, porém como paulistano nascido na Zona Leste, a história dessa cidade sempre me fascinou, suas construções, habitantes, descendentes, lugares, fatos e fotos.
    Conheci este Site por indicação de um amigo e agora sou mais um seu fã.
    Parabéns pelo trabalho e iniciativa.

  6. Sou de opinião de que a casa se localiza no outro lado da estação, um pouco à direita. Esse ônibus provavelmente está estacionado em frente ao prédio no qual funcionava, até há pouco, a sub-prefeitura de Itaquera. A avenida dos Campanellas está do outro lado, onde se um grande descampado com casas esparsas. Hoje, esse espaço está quase que totalmente ocupado.

    1. Joel, você tem razão, tomei muito trem nesta Estação que o Covas desativou e a Marta derrubou. Fiz o colégial na EESG “Emília de Paiva Meira” que fica 3 quarteirões acima deste local.

  7. È um imovel maravilhoso gostaria que se torna-se um museu ou um centro cultural em fim algo proveitoso a historia de itauquera, a arquitetura do predio é belissima pena estar tão denegrida … mas não perdeu sua beleza.

  8. Realmente o governo não tem respeito pelo passado de nossa história e consequentemente por nós também.
    Esse e muitos outros predios precisam urgente de atenção especial.

  9. Eu nasci no bairro de Itaquera no ano de 1945. A casa destacada como sendo Casa do Engenheiro, deve ter havido algum engano, pois, desde minha tenra idade, quem nesta residiram foram os chefes da estação, o primeiro, parece-me que foi o Sr. Vacarrelli.
    Abraços,
    Elson Granja

  10. Quer apostar quanto que foi só aparecer no site logo logo vão demolir esta linda casa, pq parece que é assim que eles olham os prédios históricos, com o maior pouco caso do mundo.

  11. Legal! tenho 22 anos e quando eu era pequeno, pegava esse trem com a minha Mãe para irmos na casa da minha avó, sempre prestei atenção nessa Casa; realmente ela chama a atenção por ser a única casa antiga no pedaço com essa idade! eu resido à 15 mim à pé dessa casa no Centro de Itaquera. Parabéns Douglas, excelente materia!

    1. Derrubaram a estação Itaquera, poderiam ter deichado pelo menos um marco da estação como lembrança de um tempo bom. Nossos filhos e netos nunca vão saber que alí tinha uma estação.Peguei muito este trem, andei muito, neste ônibus da viação São Jose, viação itaquera. Que saudades.

  12. Não podemos desistir esta casa pode ser o grande marco
    da historia de Itaquera.
    Somos do movimento Cultural pela preservação da memória e estamos buscando apoio para atingimos este objetivo.

  13. Em Suzano havia uma casa praticamente igual a essa, mas foi colocada abaixo para a construção da nova estação da CPTM na cidade…Uma grande perda para a cidade!

  14. Por onde passava a antiga linha de trem onde ficava a Estação Itaquera, hoje passa a Av. José Pinheiro Borges (A nova Radial Leste).

  15. do lado do casarão tinha uma casa de frago do japa EU E MEUS IRMÃOS COMIA FRANGO ASSADO LA QUE TEMPO QUE NÃO VOLTA MAIS

  16. Olha, a casa do engenheiro esta sendo reformada , pelo menos ´[e o que se tem a impressão de quem passa por aquela região! Seria muito bom alguem poder tirar umas fotos novas de lá!

  17. Olá, A Casa Do Engenheiro Foi Totalmente Reformada, Parece Que Ela Será Aberta Ao Público Em Breve… Vou Tentar Tirar Algumas Fotos Dela Depois.

  18. A estação, patrimonio histórico foi abandonada a muito tempo e depois demolida para dar lugar a Radial leste-Guaianases, vendo aqui não acredito que deixaram essa casa em pé. Deveria virar um museu da estação com fotos e artigos, mas quem se importa com a história em um país de samba e carnaval?

    Isso me lembra que andei pesquisando sobre a TV Manchete e fiquei sabendo que o local esta largado e ninguem se preocupa em salvar o patrimonio. Perguntei à um amigo se ele conhecia o local e se esta em tal estado de deterioração ele me responde um simples: “Não sei, nem quero saber, por mim que queime aquele local!!!”, tal local ja sofreu de incendios algumas vezes, destruindo parte da historia da televisão. E o pior que essas palavras vieram da boca de um cara que se diz amante da História e fazendo faculdade do mesmo tema…

  19. nasci em itaquera,sinto tanta saudade da itaquera antiga, a praça em frente a estaÇÃO,a propria estação onde peguei tanato trem, muita saudades.

  20. A casa em questão está preservada, e hoje abriga um centro cultural de Itaquera. Atualmente se realiza um projeto para criação e instalação de uma exposição no local sobre a história de Itaquera. Ressalto a importância e necessidade da participação de todos neste processo.

  21. eu tambem sinto saudades da estaçao pois sou policial aposentado e trabalhei na estaçao mais de 20anos de 1958 ate`1980 conheci muito o sr vacarele era o chefe da estaçao e elemorava nesta casa onde havia morado o engenheiro fiz varios registro de ocorrencas morei em uma csa bem dolado da estaçao casa esta que pertencia ao classe distinta da guarda civil de sâopaulo fui seu inquilino por 2 anos sr milto.trabalhei tambem na colonia japonesaem muitas festas do pecego onde vendia goiaba ameixas morango e muitas qualidade de plantas eu hoje ainda passeio pela antiga colonia

  22. Eu morava no centro de Itaquera, aonde hj é a Marabrás aos fundos de um restaurante chamado CHARLES BAR, se alguém conhecer dá um toque kkkkk. Brinquei muito aonde era um calçadão que dava acesso a antiga estação de Itaquera, sempre via esse casarão e as vezes até olhava por de baixo da porta para ver lá dentro, mais não dava para ver muita coisa. Sempre quis saber a história daquele casarão. Muito obg pelo Site que tem muitas perolas da nossa cidade que eu tanto amo. Morei lá de 1986 até 1996 nunca esqueço de Itaquera. que pena que esta muito diferente hoje em dia.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: