Recentemente abordamos aqui a triste demolição da Trefilaria Artub, uma tradicional empresa do Ipiranga que começou a ser demolida no início do mês de julho. Acontece que na área não tem somente a fábrica, mas também uma bela e ampla residência que está sendo demolida em conjunto.
Apesar das escassas informações disponíveis sobre o imóvel, tudo leva a crer que a casa era a residência original do proprietário da trefilaria. Pelo menos é o que foi dito por alguns moradores antigos da Rua Costa Aguiar, próxima do imóvel. De fato tanto a casa como a velha fábrica compartilham o mesmo terreno.
Todo o conjunto está indo abaixo, desaparecendo um pedaço nostálgico da Rua Tabor. A fotografia abaixo mostra os dois imóveis lado a lado.
É uma tristeza quando vemos estas casas antigas desaparecerem, para dar lugar a novos empreendimentos. Muitos costumam dizer que se a casa foi demolida, já cumpriu seu papel no cotidiano da cidade.
Mas será que é realmente necessário derrubar uma residência como esta ? Quantas histórias passaram por ela ? Quantas pessoas nasceram, cresceram e viveram nela ? São histórias de vida que irão desaparecer para sempre.
O leitor Alexandre Linares esteve no local no início da demolição e tirou algumas fotos da velha casa e da fábrica em processo de demolição.
A imagem abaixo, mostra que mesmo diante da destruição, uma roseira luta contra o fim derradeiro como se fosse uma heroína da resistência. Ela é o último foco de vida no que agora vira temporariamente um terreno vazio.
Ainda não sabemos o que será construído no local, atualizaremos este artigo a medida que descobrirmos mais novidades.
Veja mais fotos da residência antes de ser demolida (clique na foto para ampliar):
Imagens da demolição (clique na foto para ampliar):
Créditos e agradecimento: Alexandre Linares
Saiba mais:
Comentarios