O bairro da Penha é um dos mais divertidos para observar construções antigas em São Paulo. Região antiga da capital, a Penha de França é um terreno acidentado e repleto de ruas íngremes, que junto com o grande número de igrejas católicas que existem por ali, faz que com a área pareça, salva as devidas proporções, uma pequena Ouro Preto. É uma pena que muitas casas antigas do bairro estejam sendo derrubadas, com esta da foto a seguir.
Esta belezura antiga era localizada no número 275 da rua Omachá e foi demolida aproximadamente em dezembro de 2010. É uma das casas que sempre me lamento por não ter fotografado a tempo, afinal eu passava sempre na frente e falava para eu mesmo “amanhã eu fotografo”, até que um dia ela não estava mais lá (e ficou a lição).
Era a típica casa antiga da Penha, que por ser um bairro com muitos morros e declives, possui muitas casas neste estilo, ou seja, abaixo do nível da rua. Só na rua Omachá deve haver ainda pelo menos meia dúzia delas do lado ímpar, que é o baixo.
E a casa, apesar de simples, era uma das mais bonitas da rua. A típica casa que costumamos chama de “casa de vó”, aquela que quando criança íamos com nossos pais para passar o domingo, comer uma boa macarronada e passar a tarde assistindo o Sílvio Santos. Você eu não sei, mas meus domingos eram quase todos assim e ai mesmo na Penha, que é onde mora até hoje minha avó paterna com quase 90 anos. E a tradição da macarronada dominical continua, embora eu seja um neto meio ausente e não apareça com tanta frequência.
Completava a beleza desta casa o portão e muro baixos, hoje quase impossível de se encontrar, o muro de caquinhos vermelhos, tão tradicional das casas antigas paulistanas, e por fim a balaustrada na divisa com a casa da direita. Enfim, um charme de casa e que hoje não existe mais.
Além disso, esta foto estava perdida e agora foi possível resgatá-la através do recurso de voltar nas imagens antigas do Google Street View. Há anos eu dava esta imagem como perdida e fiquei feliz em resgatá-la para os leitores.
A casa que está no lugar hoje é esta abaixo, que não cabe aqui julgar se é bonita ou não mas que cujo muros altos e cerca eletrificada refletem bem a nossa realidade atual: somos prisioneiros em nossos lares!
E você o que fazia de domingo quando era criança ? Visita os avós ? Viajava ? Diga ai nos comentários!
Comentarios