Casa Demolida – rua Machado, 55

A forte especulação imobiliária que atinge a caótica cidade de Guarulhos não está poupando quase nada. A vítima desta vez foi esta bela casa da década de 1960 que foi abaixo em apenas dois dias. No local não saiu nenhum prédio, mas o terreno está disponível para locação.

Algumas pessoas questionam a razão de alguns imóveis presentes no site não terem valor histórico. Isso é bastante relativo, uma construção pode não ter representatividade histórica mas, mesmo assim, tem representação na história da vida das pessoas. E são as pessoas que constroem a história de um lugar.

Vejam fotos da casa e o terreno após a demolição (clique na imagem para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Calçada da Fama continua em risco

Árvore que ficava junto a Calçada da Fama, na Praça Charles Miller e ao lado do Museu do Futebol, é removida deixando o monumento abandonado ainda mais exposto. Saiba mais sobre a situação.

Leia mais »

Hospital da Vila Formosa

Conheça o hospital da Vila Formosa, que depois de atender a região por décadas fechou por vários anos até ser reaberto como Hospital Sagrada Família

Leia mais »

5 respostas

  1. Acho que a questão não é só o valor histórico do bem, mas tb o valor ambiental e paisagístico. Nesse sentido o que é melhor para a paisagem urbana, uma casa simples, mas de linhas elegantes, ou um terrenão asfaltado e árido utilizado como estacionamento?

    1. A questão no nosso país não é o valor histórico ou o abiental, mas sim o valor das cifras.

      Uma casa bonita é mil vezes mais agradável que um estacionamento, mas o xis da questão é que uma casa não dá $$$, diferente de um estacionamento, pois o país vive do carro…

      Pois é, Vinicius, o que poderíamos esperar do país do carnaval e do dólar na cueca, onde o povo só é brasileiro uma vez a cada quatro anos?

  2. é interessante observar que a tipologia aceitável,ou ideal de moradia mudou muito nos últimos anos.
    Pelas fotos, observa-se que o muro era com grade e bem baixo, a janela do quarto para a varanda, sem grade… o imóvel fazia divisa com a lateral para a rua, janelas expostas, sem privacidade e segurança. Talvez, um dos motivos que levaram o proprietário a optar pela demolição, se deve ao fato de a mesma não ser rentável, com aluguel muito barato.

    Como comentado pelo Tikk ” o xis da questão é que uma casa não dá $$$, “

  3. É uma pena ver a demolição dessa casa, eu me lembro dela.
    Ficava localizada na vila Augusta bem próximo à Dutra, esse é um ótimo bairro da cidade de Guarulhos, um dos mais antigos por sinal, do qual possui mtas casas históricas (em minha opinião perfeitas!, mto melhor do que qualquer apto de alto padrão) essas casas que dão charme ao bairro.
    Infelizmente, o valor pessoal das coisas hj em dia não parece importar mto às pessoas, demolindo uma casa desse porte não só foram abaixo tijolos, mas sim uma parte da história do bairro e de pessoas que ali viveram e construiram suas vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *