Casa Demolida – Rua Bela Cintra, 173

Por mais que eu me esforce por aqui no São Paulo Antiga para catalogar construções antigas, é evidente que em uma cidade enorme como a capital paulista é impossível documentar tudo. E, de vez em quando, recebo imagens de lugares que não existem mais enviadas por leitores.

Infelizmente não consegui guardar o nome ou e-mail de quem enviou esta foto (se você estiver lendo, manifeste-se) mas pelo menos guardamos para a posteridade. Essa construção antiga, dos primeiros anos do século 20, foi demolida em 2010.

No lugar foi construído um edifício. Abaixo duas imagens, uma do local demolido – em 2012 – e outra do prédio já funcionando em 2022.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Casa – Rua Barata Ribeiro, 201

Na rua Barata Ribeiro, 201, Bela Vista, encontramos esta casa fechada e com suas portas e janelas emparedadas com um ar de demolição futura. O local, bem como outra casa da mesma rua pertence ao Hospital Sírio Libanês, como atesta a placa presa ao portão.

Leia mais »

O Império do Lixo

Caminhar por algumas calçadas de conhecidas ruas e avenidas da cidade de São Paulo pode se tornar uma aventura perigosa. Foi-se o tempo em que

Leia mais »

Respostas de 5

  1. O Bixiga, principalmente a parte de cima, próxima à Paulista, até pouco tempo atrás, escondia verdadeiros tesouros arquitetônicos erguidos pelos capo mastri como eram conhecidos os pedreiros e mestres de obra italianos, de origem principalmente da Calábria e da Sicília, e que por décadas marcaram o bairro, hoje o Bixiga está praticamente todo descaracterizado, sendo apenas uma pálida sombra daquilo que já foi, um pedaço da Itália encravado no coração de São Paulo.

    1. Eu trabalhei em uma construtora nos anos 90 que contruiu 3 edifícios na rua bela Cintra, inclusive um onde era o “beco “.

  2. O Bixiga, principalmente a parte de cima, próxima à Paulista, até pouco tempo escondia tesouros arquitetônicos construídos pelos capo mastri no começo do século passado, hoje praticamente todo descaracterizado, sendo apenas uma pálida sombra daquilo que um dia foi, um pedaço do sul da Itália cravado no centro da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *