Sei perfeitamente que não é possível preservar uma cidade inteira. Mas por outro lado, sei também que a quantidade de demolições que estão acontecendo em São Paulo já está passando dos limites. Alguns bairros estão com tantos empreendimentos ao longo dos últimos anos, que parecem estar em constante construção. É o caso da região do Paraíso, onde ficava esta casa abaixo.
Localizada no número 536 da rua Apeninos, esta casa agora só existe mesmo por conta das fotografias. Foi demolida após sobreviver a destruição de todos os seus vizinhos, tanto do lado esquerdo, onde ficava a maioria deles, como pela direita onde uma casa muito parecida já tinha ido abaixo há alguns anos.
Ela estava um tanto isolada, com um estacionamento ocupando um lado e um terreno baldio (foto abaixo) do outro.
Apesar de saber que toda casa isolada é sempre passível de demolição, eu até achei quando a fotografei que ela fosse sobreviver. O que me levou a acreditar nisso era o fato de que ela estava alguns anos com a fachada bem descuidada, até que foi pintada nesta cor bege das fotografias. É bem possível que ela nem estava nos planos de uma eventual demolição, mas o proprietário pode ter recebido aquela famosa “oferta irrecusável“.
Agora que tudo foi abaixo, o terreno deste imóvel, bem como a do antigo terreno baldio vizinho, está incorporada ao restante que já havia sido demolido há alguns anos atrás. Trata-se de uma área muito grande que vai desde a Apeninos até a rua Vergueiro, diante do Centro Cultural de São Paulo.
No local, ao menos por enquanto, funciona um estacionamento, porém é questão de tempo para esta área valiosa transformar-se em mais um espigão. Quem viver, verá.
Abaixo mais uma fotografia da casa (clique na foto para ampliar):
Comentarios