Em uma região hoje muito caracterizada principalmente pela grande quantidade de galpões e armazéns, a área do Brás que é mais próxima à Avenida Alcântara Machado (Radial Leste) ainda possui algumas residências antigas, das primeiras décadas do século 20, como esta abaixo.
Construída em 1922, a casa está localizada no número 176 da rua Ipanema, bem de esquina com rua Conselheiro Lafaiete. Apesar do abandono e do triste fato de todas as suas portas e janelas já terem sido emparedadas, o imóvel ainda encontra-se em um bom estado geral, inclusive mantendo ainda boa parte de seus elementos decorativos na fachada.
Alias, é possível notar no frontão não só a data de construção da residência mas também as iniciais “E.S” (ou E.P.S já que não é possível afirmar que no meio é uma letra ou um ponto decorativo, uma vez que está parcialmente danificado) e que possivelmente remetem a seu primeiro proprietário.
Estes imóveis antigos, amplos e bem distribuídos estão simplesmente desaparecendo da vista dos paulistanos. Há de se compreender que não é possível preservar a cidade toda, mas não é também aceitável que bairros inteiros tenham sua identidade removida, dando lugar apenas a novas construções completamente desprovidas de relação com seu entorno.
Na região desta casa antiga, residências vão abaixo especialmente para seus terrenos serem transformados em estacionamentos diurnos para usuários do Metrô. À noite, sem carros, estas ruas tem estes estacionamentos fechados e viram verdadeiros desertos, bastante perigoso para os poucos moradores que ainda resistem na área.
A diversidade de um bairro (residências, comércio, escolas e serviços) é que determina se aquela região é agradável e sustentável. Bairros só de residências ou apenas de comércio obrigam as pessoas a se locomoverem mais ,e com a nossa superlotação dos serviços de transporte público, utilizam mais o carro tornando nossas ruas cada vez mais congestionadas.
Veja mais fotografias desta casa:
Comentarios