Casa Antiga – Rua Caranguejo

Algumas casas antigas são verdadeiras cápsulas do tempo. Mesmo não estando em um estado impecável de conservação conseguem atrair nossos olhos pela beleza de suas peculiaridades.

Uma delas é esta que nos foi enviada pelo leitor Paulo Branco:

Localizada no número 228 da rua Caranguejo, bairro de Vila Mazzei, essa residência é muito bonita e tem detalhes bastante interessantes. Entre eles, podemos começar pelo muro baixo erguido com pedras e seu gradil baixo.

No piso do quintal os tradicionais e famosos caquinhos vermelhos, presença constante nas casas antigas de São Paulo. Por fim, chama também a atenção o vitrô na entrada da casa, feito de pequenos vidros retangulares e em formato de losango e a janela do quarto ainda original.

clique na foto para ampliar

Outro detalhe que nos chamou a atenção é a pequena área do terreno onde a casa está construída. Trata-se de uma peculiaridade da maioria das residências da rua Caranguejo, uma vez que é uma rua estreita e com lotes diminutos. Em breve mostraremos outros imóveis nesta mesma rua.

Agradecimentos: Paulo Branco

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

11 respostas

  1. QUE PENA, ESTAS CASAS DEVERIAM SER RESTAURADAS, POIS FAZEM PARTE DA HISTÓRIA ANTIGA DE SÃO PAULO. INFELIZMENTE A CASA DA MINHA AVÓ ESTAVA CUPINIZADA E NÃO FOI POSSÍVEL SALVAR. PODERIA SER UMA BIBLIOTECA POR EXEMPLO. VAMOS RESGATAR NOSSA MEMÓRIA, NA EUROPA, EXSTEM CASTELOS, CASAS E MOSTEIROS ANTIGOS. LAMENTÁVEL ESSE ABANDONO!!!!

  2. Essas casinhas antigas e singelas como essa nos remetem a tempos antigos e mais fraternos, um travo amargo na garganta de saudades da São Paulo da garoa.

  3. Há casas interessantíssimas na rua Tamboril- trav. da Av.Tucuruvi , naquela baixada toda bem como nas ruelas entre a Sezefredo Fagundes e a Av.Mazzei.A Zona Norte tem verdadeiras pérolas e é exatamente por isso que tenho uma casa ali e morei por 16 anos!

  4. Me chamou atenção a escada de acesso ao terraço, sem corrimão. Comum para a época. Hoje nem pensar.

  5. Olá Douglas Nascimento quero lhe dar parabéns pelo trabalho que realiza de forma independente Vocè merece reconhecimento do Poder Executivo e Legislativo Bandeirante. Sou advogado aposentado por invalidez decorrente de avc hemorragico sofrido há 15 anos. Seu trabalho entretém as pessoas mais cultas e vc sabe que cultura, arte e história o Brasil é péssimo. Deixo meu abraço em respeito ao seu útil trabalho . Arnaldo

  6. Deveriam constar nessas matérias a divisão da casa são bastante peculiares

  7. Tem muita coisa interessante. O portão do lado esquerdo da foto. Na moldura da janela, abaixo parece uma pombinha, em cima as pombinhas estão de cabeça para baixo, e o losango no centro, parece que tem um gatinho de cada lado.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: