Casa Antiga – Rua Caranguejo

Algumas casas antigas são verdadeiras cápsulas do tempo. Mesmo não estando em um estado impecável de conservação conseguem atrair nossos olhos pela beleza de suas peculiaridades.

Uma delas é esta que nos foi enviada pelo leitor Paulo Branco:

Localizada no número 228 da rua Caranguejo, bairro de Vila Mazzei, essa residência é muito bonita e tem detalhes bastante interessantes. Entre eles, podemos começar pelo muro baixo erguido com pedras e seu gradil baixo.

No piso do quintal os tradicionais e famosos caquinhos vermelhos, presença constante nas casas antigas de São Paulo. Por fim, chama também a atenção o vitrô na entrada da casa, feito de pequenos vidros retangulares e em formato de losango e a janela do quarto ainda original.

clique na foto para ampliar

Outro detalhe que nos chamou a atenção é a pequena área do terreno onde a casa está construída. Trata-se de uma peculiaridade da maioria das residências da rua Caranguejo, uma vez que é uma rua estreita e com lotes diminutos. Em breve mostraremos outros imóveis nesta mesma rua.

Agradecimentos: Paulo Branco

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

13 respostas

  1. QUE PENA, ESTAS CASAS DEVERIAM SER RESTAURADAS, POIS FAZEM PARTE DA HISTÓRIA ANTIGA DE SÃO PAULO. INFELIZMENTE A CASA DA MINHA AVÓ ESTAVA CUPINIZADA E NÃO FOI POSSÍVEL SALVAR. PODERIA SER UMA BIBLIOTECA POR EXEMPLO. VAMOS RESGATAR NOSSA MEMÓRIA, NA EUROPA, EXSTEM CASTELOS, CASAS E MOSTEIROS ANTIGOS. LAMENTÁVEL ESSE ABANDONO!!!!

  2. Essas casinhas antigas e singelas como essa nos remetem a tempos antigos e mais fraternos, um travo amargo na garganta de saudades da São Paulo da garoa.

  3. Há casas interessantíssimas na rua Tamboril- trav. da Av.Tucuruvi , naquela baixada toda bem como nas ruelas entre a Sezefredo Fagundes e a Av.Mazzei.A Zona Norte tem verdadeiras pérolas e é exatamente por isso que tenho uma casa ali e morei por 16 anos!

  4. Me chamou atenção a escada de acesso ao terraço, sem corrimão. Comum para a época. Hoje nem pensar.

  5. Olá Douglas Nascimento quero lhe dar parabéns pelo trabalho que realiza de forma independente Vocè merece reconhecimento do Poder Executivo e Legislativo Bandeirante. Sou advogado aposentado por invalidez decorrente de avc hemorragico sofrido há 15 anos. Seu trabalho entretém as pessoas mais cultas e vc sabe que cultura, arte e história o Brasil é péssimo. Deixo meu abraço em respeito ao seu útil trabalho . Arnaldo

    1. Pra você ver que em São Paulo essas construções eram características, casas bem acabadas, com começo, meio e fim, mesmo se o terreno fosse escasso(como é o caso dessa).

  6. Deveriam constar nessas matérias a divisão da casa são bastante peculiares

  7. Tem muita coisa interessante. O portão do lado esquerdo da foto. Na moldura da janela, abaixo parece uma pombinha, em cima as pombinhas estão de cabeça para baixo, e o losango no centro, parece que tem um gatinho de cada lado.

  8. Na foto do Google maps de março de 2021, os vidros da porta de entrada já foram removidos quase todos…

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: