Desde que o São Paulo Antiga surgiu, já no distante ano de 2009, sempre tivemos como foco principal a catalogação das casas antigas espalhadas não apenas na capital paulista, como também nos demais municípios do Estado.
Muitos bairros paulistanos, já visitados pela equipe, tiveram a oportunidade de aparecer aqui no blog. Entretanto, a grande quantidade de imóveis que temos a catalogar torna a publicação lenta, mesmo quando já temos um determinado local fotografado.
Hoje estreamos mais um bairro por aqui, e é da zona norte: a Vila Gustavo.

Localizado no número 510 da rua Rio Doce, esta simpática construção antiga é uma das mais charmosas desta rua. Ela está posicionada bem na esquina desta rua com a São Patrício, e está ao lado de terreno em aclive.
Em nossa peregrinação pela região de Vila Gustavo e Vila Medeiros, encontramos muitas construções similares a esta, mas poucas tão bem preservadas.
Esta da foto, notem, mantém a janela original do quarto e a entrada da casa preservadas, além de manter o muro baixo original e ter seu piso de entrada com os tradicionais caquinhos vermelhos.
Veja mais fotos:
Mora na região e conhece casas interessantes ? Entre em contato conosco e mande suas sugestões!
Respostas de 21
De que época seria a casa? Anos 40 ou 50?
sempre tinha um corredorzinho do lado que dava direto no quintal <3
Casinhas simples e singelas como a das fotos nos remetem a tempos mais tranquilos e fraternos, onde os vizinhos todos se conheciam. Casa com jeitinho de vó, pequenina e aconchegante.
E aqueles detalhes nos cantos do telhado?
Percebi também. Essa estrututura é muito comum em cidades históricas mineiras
Bom ver que ainda existem casas como essas aqui em São Paulo que ainda resistem aos tempos de hoje onde os “malas” aproveitam qualquer brecha na segurança para agir.
Surpreendentemente a casa manteve-se íntegra (até quando?). Nem o fatídico “puxadinho” de uma garagem foi-lhe acrescentado. Aliás, a casa se situa no final da rua Rio Doce, junto à quina da rua São Patrício (a tomada fotográfica feita a partir desta rua). Graças ao post, trouxe-me a lembrança de João (do “citroen-intocáveis”), um amigo que morrera jovem na década de 1970 (morava quase em frente desta casa, onde hoje, há um prédio). Sugestivo é também o nome desta rua: rua Rio Doce. De fato, um córrego corria solto ao lado da rua, lá pelo ano de 1962. Naquele tempo, a rua Rio Doce era de terra batida e lembro-me bem de um trecho em declive (sentido Vila Gustavo), onde o fluxo d’água corria contínuo indo desaguar no córrego Paciência. Aliás, noto na foto que a área em aclive, desocupada, situada ao lado da casa (há uma presença verde bem compacta), talvez seja até “área pública”: dão justamente para os fundos de uma travessa sem saída da rua acima. Quem sabe, o local tenha nascentes ou minas d’água, dando razão ao nome dado à rua?
Retificando a informação acima: Paulino foi o dono do Citroen citado e morador da Rio Doce, amigo do João.
Paulino é meu tio…
Que surpresa, caro Diego. Se bem me lembro, Paulino tinha várias irmãs… Éh!… graças à internet, religamos antigas memórias… Saudações!
A casa da Lourdes….que Deus a tenha. Nessa casa moravam ela, o marido e os 3 filhos. Ela faleceu ha uns 7 anos. Saudades!!!
A casa está abandonada?
Não, o marido da Lurdes ainda mora lá com os três filhos. Sou vizinho deles.
olá. A casa está abandonada sim. Meus primos e meu tio moram na casa de trás no mesmo terreno. abraço!
Olá PRISCyla, sou a Christiane , neta da dona dessa casa… tudo bem com você?
A Lourdes (minha tia) morava na casa de trás (510A)… meu tio e seus 3 filhos ainda moram ali na casa de trás.
Nessa casa da foto (CASA 510) era minha avó, Dona Alice e meu avô, Sr. Ramos (ambos falecidos)
Infelizmente a casa não é mais a mesma…
um abraço!
Morei nesta rua, há 20 anos! Que legal.
eu brinquei muito com o neto dessa senhora…. minha tia mora ainda nessa rua…. eu lembro da propietária ….uma pena que a casa está abandonada……
olá … sou neta da dona dessa casa, prima no caso de seu amigo … rs… eu me lembro de um amigo dos meus primos de apelido “Azeitona”…
seria você? ou… se não é voce, conheceu o azeitona também? abraço
Oi sou sobrinha do meu tio Antônio e Alice…meu tio irmão de minha mãe..ele era padeiro…estou com saudades dos filhos deles o Everaldo e o Arlen..não consigo localizar eles…morei muitos anos na rua de cima …na rua da Luta número 5
olá … sou prima no caso de seu amigo … rs… eu me lembro de um amigo dos meus primos de apelido “Azeitona”…
seria você? ou… se não é voce, conheceu o azeitona também? abraço
como estava em 01/24: https://maps.app.goo.gl/K9XxAjx7CVsyEque8