Durante os primeiros meses deste ano, aproveitamos a “tranquilidade das ruas” durante a pandemia para revisitar algumas regiões paulistanas para catalogar casas antigas e verificar se outras já fotografadas permaneciam em seus lugares, já que a especulação imobiliária em São Paulo de um dia pro outro pode varrer um quarteirão inteiro do mapa.

E um destes bairros revisitados foi justamente Itaquera, na zona leste de São Paulo. E por lá encontramos muitas construções antigas realmente interessantes, entre elas a casa a seguir:

clique na foto para ampliar

Localizada no número 67 da Rua Ken Sugaya, região central de Itaquera, essa casa adorável é uma das mais interessantes daquela região. Ela foi reformada, é verdade, mas a escolha da cerâmica que imita tijolos foi uma ótima escolha para ela, quem manteve-se contemporânea e ao mesmo tempo antiga.

Gostamos muito da entrada da casa, com mureta baixa e balaústres, portão de ferro igualmente baixo e a calçada permeável, que permite que água de chuva seja drenada para o solo.

Por fim a varanda fechada também e bastante interessante e a janela original está por lá, o que é uma satisfação pois é muito comum serem substituídas por novas – e horrorosas – de alumínio.

Nessa casa o bom gosto prevaleceu e me parece ser uma residência bastante aconchegante e acolhedora. Veja mais fotos:

E você, conhece mais alguma residência em Itaquera que vale a pena ser fotografada ? Mande para nós o endereço nos comentários!

Sobre o autor

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comentarios

  • Marcelo 22/04/2021 at 16:00

    De fato uma bela casa bem conservada.

    Reply
  • REGINA DRAGIÇA KALMAN 22/04/2021 at 16:56

    Realmente, uma casa muito aconchegante.

    Reply
  • Tony Costa 22/04/2021 at 17:38

    Bonito de se ver realmente. Especialmente vindo da Zona Leste, aonde via de regra, ha proprietarios que, em ausencia de acao de tombamento, em efetuando reformas, mutilam a harmonia arquitetonica, em nome da economia de custo, e por vezes, por nao haver alternativa para se manter a autencidade do conjunto. O exemplo da esquadrias e janelas de aluminio vai direto ao ponto.

    O trabalho de serralheria ficou bom, e e importante salientar que esta cada vez mais dificil encontrar bons serralheiros, assim como pedreiros de mao cheia.

    Os poucos que aprendem o oficio, por vezes acabam imigrando para paragens aonde suas habilidades sao melhor renumeradas.

    Por isto, cada vez o que mais se ve e acabamento e construcao com pre fabricados.

    Seria interessante se o SENAI formasse turmas em restauracao de edficios, com enfase em trabalho de madeira, alvenaria, serralheria, fundicao.

    Reply
  • Emerson de Faria 22/04/2021 at 19:29

    Esta casa fica localizada bem no centro de Itaquera, ao lado do antigo Mister Sheik, e de fato é bastante aprazível.

    Reply
  • Luis Gustavo 25/04/2021 at 16:34

    Tem uma assim na Rua Mororó no Tatuapé .
    Minha avó morava lá.
    Lembro da minha infância .

    Reply
  • Valter Melo Castillo Palma 25/04/2021 at 19:12

    Muito charmosa e aconchegante!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: