Se há um bairro que ainda possui bastante casas antigas para apreciar é Santana. Mesmo com bastante casos de demolição e novos edifícios há muito o que se explorar por ali, e um trecho da região que tem algumas residências interessantes é na área baixa, como na Rua Jovita.
Localizada no número 430 desta rua, a residência é do início do século 20 (tal qual algumas de suas vizinhas) e está, apesar de carência de uma boa pintura, bastante preservada e com sua arquitetura original. Pelo estilo arquitetônico é possível tratar-se de uma das mais antigas residências da rua.
O único ponto negativo desta linda construção é o muro reformado. É nesta hora que vemos o que a ausência de uma política de conscientização de preservação patrimonial, por parte do poder público, faz para os proprietários de casas antigas.
Uma cartilha, simples e gratuita, poderia vir junto com o carnê do IPTU com dicas de como preservar sua casa antiga, como escolher a tinta mais adequada e cuidados com a manutenção. Ou, se o problema for custo de impressão, ao menos um link no carnê para uma página explicativa no próprio site do Conpresp ou DPH que, infelizmente, são páginas pouco didáticas para quem é leigo no assunto.
Mesmo assim, a casa está muito bem preservada e o proprietário merece nossos elogios. Quem sabe um dia ele(ou ela) modifica este muro tão dissonante ao restante da construção ?
Para encerrar, vejam mais três fotografias do imóvel (clique na foto para ampliar):
Comentarios