Casa antiga na rua Curupacê

A Mooca é um bairro que é uma verdadeira caixinha de surpresas. Afinal por mais que eu acredite que já fotografei tudo que é possível quando o assunto são casas antigas da região, acabo me deparando com alguma que nunca tinha visto, embora passe pela rua onde ela está inúmeras vezes.

clique na foto para ampliar

Localizada no número 274 da rua Curupacê, uma travessa da Avenida Paes de Barros, essa bela e grande casa antiga talvez tenha passado despercebida por mim pelo fato de eu geralmente passar por ai de carro e ela estar em uma posição bem elevada se comparada ao nível da rua. A parte inferior, modernizada, com amplo portão de madeira passa a impressão de ser bem mais nova do que ela realmente é.

Mas neste dia eu estava caminhando e foi possível observá-la bem de perto e esmiuçar os detalhes desta construção da primeira metade do século 20. Em algum momento (arrisco anos 1980) a casa sofreu uma intervenção e recebeu esses grandes portões de madeira e esse revestimento feito em pedras. Felizmente a casa em si não foi alterada e permanece original.

clique na foto para ampliar

É bem possível que originalmente essa casa não tivesse garagem sob ela. Ao que indica em algum momento essa reforma deve ter escavado essa parte mais baixa para a construção desse espaço, tanto é que a casa de fato é só na parte alta e você pode observar por porões na parte inferior da foto acima. Se foi isso foi um trabalho bem feito que foi executado, pois a casa não tem fissuras nas paredes.

Voltando a construção em si, podemos notar que ela está absolutamente preservada com todas as suas características originais, o que faz dela uma preciosidade. Janelas, gradil, balaústres e colunas estão todos em seu devido lugar.

Da última vez que passei por ela estava disponível para locação. Uma bela casa, parabéns aos proprietários.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Teatro Paiol

Inaugurado em 1969 por Perry Salles e Miriam Mehler o antigo Teatro Paiol foi em seus derradeiros dias um cinema de sexo explícito. Há alguns anos encontra-se fechado e à venda.

Leia mais »

3 respostas

  1. Trabalho excelente, trazendo as memórias paulistanas!!
    Me delicio em ver e rever nossa história!!
    É uma pena não termos o apoio do prefeito e legislativo!!
    A eles só interessam vantagens pecuniárias!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *