Casa antiga demolida – Rua São Leopoldo

As casas possuem uma trajetória em boa parte parecida com a de nós humanos: “nascem, vivem e morrem”. É curioso como as residências acompanham um ciclo de vida muito similar ao nosso, sendo que na maioria das vezes são colocadas abaixo por herdeiros, mais interessados no dinheiro que a casa pode render do que nas lembranças que ela possa trazer.

Ok, entendo o ponto de vista dessas pessoas. Vivemos numa sociedade capitalista e nem sempre temos condições financeira de sustentar imóveis que nossos antepassados deixaram. Contudo não deixa de ser triste as casas antigas desaparecerem de nossa vista, e isso ultimamente está cada vez mais rápido.

Tome por base essa casa charmosa da fotografia acima, localizada na rua São Leopoldo bairro do Belenzinho, zona leste de São Paulo. Esse imóvel fica no meu trajeto quase que diário do escritório aqui do São Paulo Antiga para a minha casa e me acostumei vê-la sempre bonita, com a pintura em dia e com essa bela árvore do lado esquerdo. Era uma satisfação tê-la pelo meu caminho.

Um certo dia a casa foi colocada para alugar, imagino que o dono antigo tenha falecido e os herdeiros moram em outros endereços e não querem viver ali. A vítima foi a árvore, removida para dar mais espaço para veículos, já que o local virou uma oficina de polimento de veículos.

Certo tempo depois a oficina mudou-se e a casa recebeu novos moradores, esses trabalhando com reciclagem (há um grande depósito de reciclagem quase que vizinho a esta casa) e deixando a casa cada dia mais deteriorada, com pintura do muro, portões e fachada por fazer, forro se soltando e por ai vai. Me parecia que a casa, na verdade, tinha sido invadida, no entanto um vizinho me informou que não, eram apenas relaxados com o visual da casa.

Eis que em meados de 2023 a casa, do nada, apareceu assim:

O imóvel foi completamente esvaziado e suas entradas foram emparedadas o que reforça a possibilidade do imóvel ter sido negociado (ou em vias de) e estar pronto para ser demolido. Fiquei chateado ao me deparar com essa brusca mudança no cotidiano dessa casa antiga, tão charmosa, que parecia agora estar próxima de seus momentos finais.

E realmente chegou o dia que a casa veio abaixo. Foi na segunda metade de 2024 quando passeio em frente um belo dia e encontrei a propriedade já sem a casa que tanto me chamava a atenção. É bem provável que um dos imóveis vizinhos tenha adquirido a residência, uma vez que a demolição da casa ocorreu sem que se removesse o emparedamento feito na entrada. Quem demoliu, entrou por outro imóvel para fazê-lo.

E assim mais uma casa centenárias desapareceu diante de meus olhos, como tantas outras que já relatei e continuarei relatando por aqui.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Facebook
Telegram
Threads

Respostas de 11

  1. Muito triste mesmo, ver essas casas maravilhosas derrubadas como se fossem lixo…
    Pior ainda o ser humano que não valoriza a beleza e história…

    1. Muito triste , eu me pergunto onde esses familiares viviam em são Paulo pra preferir do que naquela casa tão charmosa, affs

  2. Uma pena terem destruído a casa…as vezes falta imaginação, poderiam dar outro uso mantendo o imóvel. Mas sempre precisam de mais, mais, mais…
    Falta educação patrimonial neste país!

  3. Eu também passo, mas com uma frequência mais baixa, por essa rua. Porém, como eu, vindo da Celso Garcia, entro na São Leopoldo e depois da Cajuru, na Júlio de Castilhos, contornando a FAME em direção à estação de metrô, não tinha como ver essa casa.
    Que dó! É o que eu chamo de apologia ao feio.

  4. A questão seria: como um grupo de herdeiros, vão alugar um imóvel ???

    Por exemplo: na casa da minha santa vó materna, faleceu e deixou 9 filhos (5 tias; 3 tios mais a minha santa mãe, a 7° filha).

    Meus tios e a minha santa mãe, se reuniam e questionaram: o que faremos com a casa [da vó] ??

    Alugar, tá e se a porta quebrar o a descarga der problema ??? Quem vai arrumar ??? Ou o inquilino pega o valor do aluguel e abate no reparo/manutenção/conserto, dado que o aluguel não é somente lucros, você também continua a pagar certas despesas do imóvel, tipo: IPTU (pois não se pode confiar o seu IPTU nas mãos dos outros, pois se o inquilino não pagar, o dono pode até perder o imóvel); Obras estruturais; grandes manutenções.

    Agora água, luz, telefone e o gás, é por conta do inquilino (pois ninguém mora “de graça”, né), exceto a instalação ou a manutenção dos sistemas, salvo os que o próprio inquilino causou).

    Outro problema: e se o ibq não lhe paga em dia, para despejar é uma dor de cabeça.

    Fora os danos no imóvel.

    O inquilino relaxado; porco; mal caráter ou de má índole ???

    A regra: cuidado com quem você enfia dentro de casa.

    Então o alugar acaba sendo inviável.

    Muitas das vezes, o vender é a única solução, pois evita maiores dores de cabeças futuras.

    Pois um imóvel de 250 m² para 9 filhos herdeiros, ia virar uma bagunça se todos morassem lá – inviável.

    Por outro lado, tem quem quer morar, nas os demais o pressionam a não ficar. Ou ninguém quer comprar as partes dos demais; ou a justiça não apoia isso; ou não tem o dinheiro para comprar dia demais; ninguém quer pagar aluguel para parentes; o modismo burguês ou as religiões que pregam que coisa velha não presta, domado ao povo só querer tudo novo ou só as coisas da moda, que lhe dê bom status social; a ostentação. Ninguém quer pôr a mão na massa para reformar.

  5. Eu passei por essa experiência, além da casa foi um carro antigo. Tentei ficar com a casa e o carro, mas o outro herdeiro não pode ou não quis me ajudar.Foi uma página mto triste em minha vida..mas segue a vida sem as belas e boas lembranças que ficam.

  6. Que lindo trabalho faz esse jornalista de nos mostrar essas arquiteturas que faz parte da história… e nos mostrar como tudo está se deteriorando…
    Fico muito triste qndo vejo casas tão lindas centenária indo ao chão…

  7. Bom dia Douglas. Dá uma passada na avenida Gabriela mistral..não sei o número, mas entre a tiquatira e o mercado tem uma casa antiga, linda, mas mal cuidada…entrei nela tem uns inquilinos que são meus clientes..dessas com porão com janelas e rampa para entrar….tenho certeza que você vai gostar..obs..Luiz

  8. Não é amigo..vou fazer assim ..passo por lá e dou uma referencia melhor…não vou dar dar o número nem foto porque não sei como funciona a lei..mas tenha certeza amigo…é mais linda..

  9. Bom dia amigo. Fica alo lado do 452 / escondida por um muro de portões verdes..
    Por fora não dá pra ver muito, mas é uma casa muito antiga, e muito bonita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações na sua caixa postal.

Junte-se a 2.399 outros assinantes
ouça a nossa playlist:
Substack - O Amigo da Cidade