Quem passa diariamente pela Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em Pinheiros, nota que é um logradouro repleto de belas casas. Em sua maioria, os imóveis que ali estão são de altíssimo padrão e estão bem cuidados e ocupados. Imóveis abandonados ou depredados são bastante raros.
Na altura do número 2430, em um dos trechos mais nobres da alameda, encontramos esta antiga casa térrea fechada e vazia. Apesar do abandono, a casa consegue, mesmo neste estado, ser mais charmosa e romântica de que a grande maioria de seus vizinhos.
Observar esta velha casa térrea, é observar uma São Paulo que é quase impossível nos dias de hoje. Enquanto seus vizinhos ostentam verdadeiras muralhas, cercas elétricas e segurança ostensiva, a simpática residência tem apenas um portão baixo que é mais decorativo do que para cercear.
E ela nem é uma residência assim tão antiga. Sua linha moderna concede a ela no máximo uns 50-60 anos de construção. É ainda remanescente de um tempo em que não precisávamos viver em nossas casas enjaulados, reféns de uma sociedade que é vítima constante da violência e da criminalidade.
Que esta casa seja um dia completamente recuperada, e que seus futuros moradores compartilhem conosco uma residência que conserva nos dias de hoje uma São Paulo pacata que não existe mais.
Comentarios