Bolinho de Mandioca

Nunca fui quituteira. Jamais preparei coxinhas, risoles, quibes ou quaisquer frituras de botequim, por isso a receita desta semana me trouxe um desafio: preparar algum salgado típico paulista.

E o primeiro quitute paulista que trago a vocês aqui no São Paulo Antiga são os saborosos Bolinhos de Mandioca.

Se quiser prepará-los em sua casa você irá precisar de:

  • meio quilo de mandioca cozida e passada pelo espremedor
  • 2 ovos
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de salsinha picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • noz moscada
  • sal
  • óleo para fritar

Modo de preparo:

Misture todos ingredientes numa tigela com a ajuda de uma colher de pau. Enfarinhe uma assadeira e reserve.

Deixe um pouco de farinha de trigo num pote ao alcance das mãos, coloque um pouco da massa na palma da mão enfarinhada com ajuda de uma colher e modele e os bolinhos em forma de croquete.

Deposite os bolinhos na assadeira enfarinhada para não grudarem uns nos outros:

Os bolinhos na assadeira, aguardando a fritura (clique para ampliar).
Os bolinhos na assadeira, aguardando a fritura (clique para ampliar).

A massa desse bolinho fica mole, bem macia. Não me atrevi a colocar mais farinha para ele ficar mais firme e mais fácil de modelar porque não quis correr o risco de deixar o bolinho pesado.

Frite os bolinhos em óleo bem quente e sirva imediatamente enquanto quente. Prontos eles ficam como na foto abaixo, bonitos e saborosos:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

8 respostas

  1. A aba de culinária era tudo o que faltava para abrilhantar ainda mais este magnífico site, que faz um importante trabalho de recuperação, valorização e divulgação da cultura paulista, recuperando em nós a autoestima e o orgulho de sermos filhos desta terra, que tanto fez e ainda faz pelo restante do país, e espero em breve ver aqui reproduzidas receitas de outros pratos típicos paulistas, como o virado à paulista, o afogado, o cuscuz à paulista e o clássico pastel de feira.

    1. Fizemos uma vasta pesquisa de receitas e ingredientes típicos paulistas do interior e litoral, já temos uma seleção de aproximadamente 90 receitas na programação, e com certeza suas sugestões aparecerão aqui na coluna de culinária do São Paulo Antiga. Não podemos precisar quando, mas fique atento que mais cedo ou mais tarde apresentaremos as receitas mencionadas. Obrigada pelo comentário.

  2. Para um bom paulistano longe de sua terra, nada melhor que acompanhar este site. A aba de culinária era o que faltava. Espero ver bons pratos típicos, incluindo as coxinhas, o virado, o bauru (verdadeiro), o especial da feira, e tantos outros.

  3. Fizemos uma vasta pesquisa de receitas e ingredientes típicos paulistas do interior e litoral, já temos uma seleção de aproximadamente 90 receitas na programação, e com certeza suas sugestões aparecerão aqui na coluna de culinária do São Paulo Antiga. Não podemos precisar quando, mas fique atento que mais cedo ou mais tarde apresentaremos as receitas mencionadas. Obrigada pelo comentário.

  4. mais uma bela contribuição de são Paulo antiga!! devem ser deliciosos e quem sabe também só assados, sem fritura? a experimentar. obrigado.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: