Em agosto de 2008 o site São Paulo Antiga nem exisita ainda quando eu recebi um telefone de um amigo morador da rua Bresser que sabia que gosto de fotografar construções antigas e estava preocupado com o destino triste que poderia estar destinado o conhecido “Sobrado das Abelhas” do Belenzinho.
A construção é um sobrado comercial muito antigo com um aspecto bem peculiar, imitando uma muralha no seu andar superior e decorado com seis abelhas na sua fachada. As respostas para as abelhas esculpidas ali são muitas, já ouvi desde que a construção era uma pequena fábrica de doces no passado até uma loja de produtos médicos. Mesmo minha mãe que nasceu e se criou no bairro não lembra do que se tratava a construção quando ela era ainda garota.
Ao chegar no local me preocupei muito com o futuro da construção, para dentro do imóvel não havia mais nada em pé e tudo indicava que o imóvel iria abaixo por completo, inclusive derrubando a linda fachada decorada com abelhas.
Tratei de fotografar todo o imóvel e, na época, não tinha o São Paulo Antiga para noticiar. Publiquei uma notícia então no meu blog pessoal, que posteriormente foi importada para cá (clique aqui). Como era de esperar, movimentos de preservação não deram muita atenção ao imóvel por não estar na vitrine do centro e fiquei muito apreensivo com o que iria ocorrer com o sobrado. O tempo passava e como tortura a obra não terminava nunca. Qual seria o destino que aguardava o sobrado ?
Tempos depois voltei ao local e respirei muito aliviado com o que encontrei, a fachada foi preservada:
Está certo de que a cor não foi a melhor escolha para o imóvel, um tom mais escuro manteria a fachada limpa por muito mais tempo em uma rua com muita poluição oriunda do tráfego pesado de ônibus e caminhões. Mesmo assim, é satisfatório quando vemos que ainda existem empresas preocupadas em manter a fachada antiga de um imóvel. É compreensível que muitas vezes o interior da construção passe por reformas amplas, para adaptá-los a realidade atual. Mas a fachada sempre pode e deve ser preservada.
Parabéns à iniciativa da loja Bicho do Sono.
Comentarios