A partir de um cotidiano simples mas bastante diversificado, quando lido nos dias de hoje, quase 50 anos após ter sido escrito pelo seu autor Jacob Penteado, o livro Belenzinho 1910 é uma fantástica e curiosa viagem no tempo para uma São Paulo de cem anos atrás.
Através de uma narrativa pessoal e detalhista, Jacob Penteado nos apresenta um Belenzinho nostálgico, um bairro que ficou conhecido como o “bairro do marco da meia légua” e sua grande importância para a história de São Paulo. Como bairro industrial, viu nascer a indústria local, a célebre Vila Maria Zélia e no cenário intelectual teve sua história fincada com o Minarete, o quase desconhecido chalé imortalizado por Monteiro Lobato no livro A Barca de Gleyre. Neste minarete o famoso escritor brasileiro reunia-se com seus amigos da literatura.
Lançado em 1963, este livro foi contemplado à época com o Prêmio Jabuti. Sucesso de público e crítica, o autor Jacob Penteado descreve memórias da sua infância e sua passagem pelo bairro Belenzinho, onde morou por diversos anos.
O cotidiano das memoráveis vilas operárias, célebres fábricas de cristais, as primeiras escolas do bairro, brincadeiras de rua, histórias de amor, a famosa greve geral de 1917, os anarquistas em São Paulo são descritos com detalhes. Entre as curiosidades que acercam o bairro e a região, o pouco conhecido fato de que o famoso colégio paulistano Dante Alighieri, hoje um ícone da educação, foi fundado em 1911 na rua do Gasômetro, bem distante de onde fica hoje na Alameda Jaú. Além da curiosidade que explica porque o bairro do Belenzinho acabou sendo conhecido também por Belém. Estes são apenas alguns dos temas abordados no que podemos considerar uma verdadeira enciclopédia do bairro.
Esgotado por décadas, o livro Belenzinho 1910 foi reeditado recentemente a pedido de moradores do bairro e patrocinado por um importante comerciante da região. Recomendado para paulistanos que desejam conhecer mais sobre sua cidade!
Serviço:
Belenzinho 1910 – Retrato de Uma Época
Autor: Jacob Penteado
Editora: Narrativa Um
Respostas de 4
Olá! este livro contém fotos do bairro !? dos casarões e da arquitetura!?
Olá, não tem… aliás fotos destes antigos imóveis do Belenzinho são muito difíceis de achar