Aviz Hotel

Houve um tempo em que estar hospedar-se próximo às estações ferroviárias da região central de São Paulo era algo muito valorizado e prático. Naquela época, especialmente até o final da primeira metade do século 20, a região da Luz e Santa Ifigênia fervilhou com hotéis para todos os tipos de público. Um deles, hoje abandonado, foi o antigo Aviz Hotel.

Localizado na Avenida Cásper Líbero, bem próximo à Estação da Luz, este antigo hotel paulistano impressiona a todos que passam por ali, pelo seu tamanho, pela beleza e pelo fato de que há anos ele se encontra assim, com a restauração pela metade.

Segundo moradores e comerciantes próximos, a obra começou há cerca de 5 anos atrás e após algum tempo simplesmente parou. Ninguém sabe dizer se a obra foi paralisada por falta de verba, ausência de alvará ou por alguma implicação com os órgão de defesa do patrimônio histórico.  A exceção do térreo, onde opera um estacionamento de veículos, nada funciona no local.

Enquanto o velho hotel é cercado de incertezas, a única coisa que é certa é que se o imóvel continuar assim desprotegido por mais algum tempo ele poder ter sua estrutura danificada ou comprometida.

Do outro lado da rua, bem em frente a este imóvel, existe um outro hotel com um nome similar, o “Cruz de Avis” , porém sem qualquer relação com este antigo hotel que outrora funcionou neste prédio. Inclusive, na década de 60, eles coexistiram.

Veja outras fotos deste imóvel (clique na miniatura para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

14 respostas

  1. Este prédio em estilo art-deco sempre me chamou a atenção seja pela robustez de suas linhas, seja pela sua imponência e elegância. A Cásper Libero é abrangida pela Nova Luz, então provavelmente este prédio corre seríssimos riscos de desaparecer, aliás, são muitas as construções desta área que podem ter o mesmo fim, o que muito me preocupa.

    1. este prédio nao é do hotel cruz de aviz, e , sim da comercial marpebi, antes do no. 515, o hotel fica na altura do no. 528,
      vamos mostar a realidade

      1. Poli,
        Procure se informar melhor. Houveram dois hotéis com este nome, um extinto que é este que estamos identificando e o outro que surgiu depois, com o mesmo nome, do outro lado na rua no número que você se refere. As duas informações são corretas.

  2. Achei muito interessante o nome do hotel Cruz de Avis, cujo nome deve ter relação com a antiga e importante Ordem de Avis. Será só uma homenagem à Ordem? Ou terá algum outro vínculo?

    Douglas, novamente parabens pela inciativa de não deixar apagar a memória desta cidade!

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  3. Ola,

    Alguns comentários referentes ao prédio acima,

    Antigamente era um hotel e seu nome era Hotel Avis sei disso, pois conheço pessoas que trabalharam nesse Hotel.

    O hotel Cruz de Avis e outro Hotel que fica quase em frente Av. casper libero 532 o prédio e um pouco mais novo, mas o Hotel e da mesma Época deve ter por volta de 70 anos pra mais.

    At.

  4. Esse prédio realmente chama a atenção. É uma beleza, mesmo no estado em que está. Falam muito sobre recuperar o Centro, mas, enquanto não acabarem com esse tipo de abandono, não adianta tentar achar soluções cosméticas.

  5. A impressão que se da é que infelizmente se começou uma demolição manual pelo menos parece.

  6. Bom dia, este hotel era o Aviz Hotel o Hotel Cruz de Aviz era um prédio vizinho, sei disso pois minha avó foi um dos proprietários do imóvel e o hotel do lado (o verdadeiro Cruz de Aviz) pertenceu também a parte da minha família.

    1. O Hotel Cruz de Aviz, fica na Cásper Líbero, do lado da Galeria Almira Gonçalves os proprietários, são meus vizinhos e trabalho pra eles…….. não tem nada a ver com este imóvel detonado da foto.

      1. Oi Claudete, você está se referindo ao atual hotel Cruz de Avis, que fica do outro lado da rua. Esse aqui é outro com o mesmo nome e que não existe mais (está explicado isso no texto). Abraços

  7. Boa tarde Douglas!! Gostaria de saber se você sabe a quem pertence esse hotel, ou mesmo um responsável por ele??
    Obrigado!!
    Daniel Pagotto.

  8. Conheci esse hotel na década de 60; era criança e o hotel era utilizado porque ficava próximo Estação da Luz e minha família vinha regularmente do norte do paraná; há anos estive no local para ver situação do hotel e fiquei triste com o estado do mesmo; parabéns Douglas pela preocupação com a memória de SP

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: