Avenida São Miguel

Importante ligação entre o bairro da Penha de França e São Miguel Paulista, a avenida São Miguel tem início a partir de um trecho da avenida Amador Bueno da Veiga, importante avenida da zona leste de São Paulo.

Ambas são vias muito antigas da cidade de São Paulo, sendo que a avenida Amador Bueno da Veiga foi um dos primeiros caminhos entre São Paulo e Rio de Janeiro.

O ANTES (1927):


O DEPOIS (2009) – Clique na imagem para ampliar:

Muita coisa mudou desde que a primeira fotografia foi tirada, 83 anos atrás: o asfalto chegou, os fios – eternos vilões da poluição visual – se fazem presentes, a paisagem com apenas duas construções hoje está repleta de sobrados e edifícios. Porém, uma coisa, mesmo com este hiato de mais de 8 décadas, permanece como na primeira foto: O telhado da antiga escola. Então perdida no meio do nada, ela ainda está presente na construção que faz esquina com a avenida Amador Bueno da Veiga.

Apesar de seu exterior estar atualizado, e hoje ser uma loja, é possível notar que se trata da mesma construção.

Que escola teria sido esta ? É um pedaço da história de nossa cidade perdido no cruzamento de duas importantes avenidas.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

19 respostas

      1. andei nessa av. são miguel todos os dias durante 192 meses que é = a 16 anos, me da uma grande saudade apesar dos pesares

  1. Adorei o site, tenho fixação por lugares antigos, suas histórias e curiosidades, excelente! essa seção de antes e depois é muito interessante!

  2. A minha Penha esta perdendo sua identidade bairrista. Andem pelas ruas próximo ao cemitério e vc’s vão ver a verticalização tomando conta de antigas construções que fazem parte da história do bairro.

  3. vocês tem alguma foto antiga da av.engenheiro caetano alves ou mesmo do bairro Mandaqui-Santana,desde ja deixo aqui o meu agradecimento

  4. É verdade a Penha, aos poucos está deixando sua identidade clássica e bairrista e se tornando cada vez mais um bairro verticalizado e comercial. Com isso sua história vai ficando de lado e as belas construções do início do século vão cedendo lugar a novas. Muito parecido com o ocorreu com a Mooca e o Ipiranga.

  5. O pior é que tudo o que constroem de novo na Penha é feio. Enfim, a arquitetura é uma manifestaçao dos seus habitantes. A bola tem sempre que rolar para a frente… Vale um post sobre o cemitério, a igreja velha e a incrível igreja do resário, tipica igreja para escravos contruida nas costas da catedral e tendo como padroeiro somente o rosário já que os escravos eram proibidos de venerar os santos. Os tres incrivelmente conservados.

  6. o imóvel à esquerda de cor alaranjada se não me engano era o antigo cine PAGANNINI

    1. A historia do Pagannini merecia ser contada, parece que eles foram donos de muita coisa nessa redondeza. Nao sabia que tinha cinema também.

  7. Bom dia !
    Informação importante Douglas….o imóvel em questão acabou de ser demolido! Fui surpreendido nesse final de semana (15/11/2015). Deve ter ocorrido durante a semana, de forma rápida. Sinto que teremos mais um prédio na região…….

  8. Foi mesmo uma surpresa a demolição, sexta feira o prédio estava lá e segunda o terreno já estava completamente limpo, não era um prédio excepcional em termos de arquitetura, como a maioria dos imóveis simples de bairro, mas tinha toda uma história de décadas acompanhando o entorno crescer e se modificar até que decidiram que era obsoleto demais e o colocaram no chão. A região toda está sendo alvo de especulação imobiliária e é uma pena que no lugar do que é demolido nunca constroem algo minimamente bonito, são sempre uns horrores arquitetônicos que não se integram ao entorno e deixam tudo feio e desconexo.

  9. Primeiramente parabéns por seu trabalho, o amor, respeito e carinho por esta cidade esta cada vez mais raro, e, encontrar pessoa ainda hoje com estas qualidades esta cada vez mais difícil!! Moro a poucos metros deste cruzamento…e infelizmente, tenho que dizer; Nem mesmo este telhado resta hoje!!

  10. Estou lendo este artigo em 2021. O telhadinho já não existe mais, infelizmente. Todas as construções desta esquina foram demolidas para a construção de uma Drogaria São Paulo.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: