Importante ligação entre o bairro da Penha de França e São Miguel Paulista, a avenida São Miguel tem início a partir de um trecho da avenida Amador Bueno da Veiga, importante avenida da zona leste de São Paulo.
Ambas são vias muito antigas da cidade de São Paulo, sendo que a avenida Amador Bueno da Veiga foi um dos primeiros caminhos entre São Paulo e Rio de Janeiro.
O ANTES (1927):
O DEPOIS (2009) – Clique na imagem para ampliar:
Muita coisa mudou desde que a primeira fotografia foi tirada, 83 anos atrás: o asfalto chegou, os fios – eternos vilões da poluição visual – se fazem presentes, a paisagem com apenas duas construções hoje está repleta de sobrados e edifícios. Porém, uma coisa, mesmo com este hiato de mais de 8 décadas, permanece como na primeira foto: O telhado da antiga escola. Então perdida no meio do nada, ela ainda está presente na construção que faz esquina com a avenida Amador Bueno da Veiga.
Apesar de seu exterior estar atualizado, e hoje ser uma loja, é possível notar que se trata da mesma construção.
Que escola teria sido esta ? É um pedaço da história de nossa cidade perdido no cruzamento de duas importantes avenidas.
Respostas de 20
Parabéns pelas fotos comparativas. Muito interessante.
Adorei esse antes e depois é muito interessante.
andei nessa av. são miguel todos os dias durante 192 meses que é = a 16 anos, me da uma grande saudade apesar dos pesares
A casa já era foi demolida mais as outras do lado no lugar agora tem a drogaria são Paulo.otimo site e fantástico trabalho.
Adorei o site, tenho fixação por lugares antigos, suas histórias e curiosidades, excelente! essa seção de antes e depois é muito interessante!
adorei esse antes e depois!
Eu conheço essa região, muito interessante. Adorei o site!
Que site genialllllll!!!
A minha Penha esta perdendo sua identidade bairrista. Andem pelas ruas próximo ao cemitério e vc’s vão ver a verticalização tomando conta de antigas construções que fazem parte da história do bairro.
vocês tem alguma foto antiga da av.engenheiro caetano alves ou mesmo do bairro Mandaqui-Santana,desde ja deixo aqui o meu agradecimento
É verdade a Penha, aos poucos está deixando sua identidade clássica e bairrista e se tornando cada vez mais um bairro verticalizado e comercial. Com isso sua história vai ficando de lado e as belas construções do início do século vão cedendo lugar a novas. Muito parecido com o ocorreu com a Mooca e o Ipiranga.
O pior é que tudo o que constroem de novo na Penha é feio. Enfim, a arquitetura é uma manifestaçao dos seus habitantes. A bola tem sempre que rolar para a frente… Vale um post sobre o cemitério, a igreja velha e a incrível igreja do resário, tipica igreja para escravos contruida nas costas da catedral e tendo como padroeiro somente o rosário já que os escravos eram proibidos de venerar os santos. Os tres incrivelmente conservados.
o imóvel à esquerda de cor alaranjada se não me engano era o antigo cine PAGANNINI
A historia do Pagannini merecia ser contada, parece que eles foram donos de muita coisa nessa redondeza. Nao sabia que tinha cinema também.
Boa sugestão! Em breve traremos uma matéria aqui… Abraços!
Bom dia !
Informação importante Douglas….o imóvel em questão acabou de ser demolido! Fui surpreendido nesse final de semana (15/11/2015). Deve ter ocorrido durante a semana, de forma rápida. Sinto que teremos mais um prédio na região…….
Foi mesmo uma surpresa a demolição, sexta feira o prédio estava lá e segunda o terreno já estava completamente limpo, não era um prédio excepcional em termos de arquitetura, como a maioria dos imóveis simples de bairro, mas tinha toda uma história de décadas acompanhando o entorno crescer e se modificar até que decidiram que era obsoleto demais e o colocaram no chão. A região toda está sendo alvo de especulação imobiliária e é uma pena que no lugar do que é demolido nunca constroem algo minimamente bonito, são sempre uns horrores arquitetônicos que não se integram ao entorno e deixam tudo feio e desconexo.
Primeiramente parabéns por seu trabalho, o amor, respeito e carinho por esta cidade esta cada vez mais raro, e, encontrar pessoa ainda hoje com estas qualidades esta cada vez mais difícil!! Moro a poucos metros deste cruzamento…e infelizmente, tenho que dizer; Nem mesmo este telhado resta hoje!!
Gostaria de saber se o jornalista em fotografia ou pintura da PRIMEIRA igreja da Sé, que ficaria onde hoje tem o monumento a Anchieta.
Estou lendo este artigo em 2021. O telhadinho já não existe mais, infelizmente. Todas as construções desta esquina foram demolidas para a construção de uma Drogaria São Paulo.