Avenida Pompeia – 1972 & 2020

Atendendo a pedidos de nossos leitores e seguidores estamos postando novos comparativos “Antes & Depois” com mais frequência.

A publicação de hoje vai até a zona oeste de São Paulo com duas imagens separadas em 48 anos entre eles. Trata-se da Avenida Pompeia em 1972 e 2020.

A imagem abaixo mostra como era o trecho da avenida que moradores da região costumam chamar de tobogã.:

Foto 1 – Avenida Pompeia em 1972

Nesta primeira imagem podemos ver que o córrego ainda estava aberto, o posto de combustíveis (lado direito da foto) já estava por ali e a via era um tanto quanto mais estreita do que vemos atualmente. Além disso apesar de uma parte da via já estar duplicada, a mesma ainda estava coberta com paralelepípedos e não com material asfáltico.

Foto 2 – Avenida Pompeia em 2020 (Crédito: Google Street View)

Já a imagem atual mostra uma via um tanto quanto modificada. A casa da direita na foto de 1972 foi demolida por conta do alargamento da avenida, note-se que parte sua estrutura ainda está rente a parede do imóvel vizinho, que era geminado com ele. O terreno onde ficava a casa é onde estão estacionado alguns veículos.

O córrego que respirava na primeira imagem desapareceu, entrou para as estatísticas dos incontáveis rios e córregos paulistanos canalizados e que a cada chuva torrencial deixa a cidade cheia de água.

O panorama de prédios da região do Alto da Lapa, que eram poucos na imagem da década de 1970 aumentou consideravelmente. E, por fim, note que o poste no canteiro central da avenida é o mesmo desde aquela época.

Mudou bastante a região, não é verdade ? Abaixo você pode arrastar as imagens para uma melhor observação.

1972 x 2020 – Arraste para os lados
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

O Arco do Triunfo de 1908

Conheça a história do curioso arco do triunfo iluminado criado pela Light em 1908 para a recepção do Presidente Afonso Pena na Cidade de São Paulo.

Leia mais »

18 respostas

  1. E pensar naquele então eu caminhava por ali ! Mas não tenho saudades daqueles tempos. Tenho saudades do tempo que tinha dezesseis anos…

    1. Passei minha adolescência e juventude morando num apartamento lá perto da Av Heitor Penteado, um daqueles prédios que se vê ao longe na foto colorida. Uma das épocas mais felizes da minha vida.
      Na segunda travessa à direita funcionava durante décadas a sauna CHUÍ que todo mundo no bairro conhecia.

  2. Não parece ser no mesmo lugar, ou os edificios antigos sumiram ! A atual parece ser um trecho antes.

  3. Muito legal para matar as saudades e também saber como ficou … o triste de “como ficou” é quando tudo esta pichado. Razoavelmente limpa e sem fios elétricos emaranhados , que beleza ! Uf !

  4. Eu morei numa casa na avenida pompeia bem no ponto onde foram tiradas essas fotos. Otimas recordaçoes desse local onde vivi por 25 anos. Saudade.

  5. Morei na rua Cotoxó . nasci em 1939 moramos até 1949. Ainda lembro da Av. Pompeia. daquela época.

  6. Maravilhosa viagem! E…este recurso de “arrastar” as fotos, torna a viagem mais maravilhosa ainda! Que gostosura este site! Até para nós, “caipiras do interior”, que passávamos as férias na “Terra da garoa”.

  7. que recurso inteligente e muitio bonito! basta arrastar o mouse e pode-se comparar as imagens. parabéns. kkkkk

  8. Me mudei para a Vila madalena em 1970, vizinha da Av. Pompéia. Vejo algumas diferenças entre antes e depois nas perspectivas. Entretanto vou opinar algumas informações, certas ou não vale outras opiniões: Acho que essa foto antiga foi tirada quase do chão no meio da Av. pompeia; Talvez em zoom mais de longe e com grande angular e enquadrada posteriormente à perspectiva da original; Os prédios antigos foram sobrepostos por novos; Na rua antes era uma pista para ir e outra para voltar, sendo que atualmente são 4 pistas com uma ilha no meio; Houve desapropriações no lado direito para alargamento de pistas; E demais diferenças entre maquinas fotográficas nesses hiato de 60 e poucos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *