Uma das regiões mais esquecidas da Penha é a que compreende o antigo caminho para Guarulhos, chamado desde meados do século 20 de Avenida Gabriela Mistral. Gestão após gestão, o trecho imediatamente após o Mercado Municipal da Penha é uma área bastante desprezada, insegura e com a via bastante esburacada.
Mesmo assim é uma parte do bairro bastante rica em história, seja pela ligação com o município vizinho, Guarulhos, seja com a possível padaria mais antiga do bairro, demolida recentemente, ou mesmo as belas construções antigas que por ali sobrevivem a duras penas.
Localizada no número 469 desta avenida, esta residência é uma das sobreviventes da primeira metade do século 20. Uma das poucas que ainda dão o ar da graça por ali.
Veja mais fotos:
Respostas de 10
Pena não ter jardim. Pode ser que tenha cisterna embaixo. Mesmo assim, podia rolar uns vasos. Ia dar oooooooooutra vida.
Estudei no bairro da Penha em 1970, colégio Liceu Santo Afonso que foi demolido, era tão lindo! Havia o cine São Geraldo não sei se existe o prédio ainda, provavelmente não. Estudei no Ateneu Rui Barbosa que tinha uma arquitetura linda , eu amava o bairro da Penha, colegas classe que moravam na Gabriela Mistral (achava esse nome tão lindo) mas infelizmente a Penha que eu conheci acabou.
Olá Vera, o prédio do Cine São Geraldo está lá ainda, firme e forte. Da última vez que estive por lá funcionava um estacionamento.
Uma casinha simples e singela com gosto saboroso de tempos antigos mais tranquilos e fraternos. Pode parecer saudosismo, mas creio que a São Paulo do bons e velhos tempos morreu nos anos 80.
Eu também penso o mesmo, se bem que no início dos anos 90 ainda era possível sair de balada em São Paulo e ficar conversando na rua até tarde sem ser incomodado por “amigos do alheio”.
Eu morava na casa numero 269 da Gabriela Mistral
Essa casa é na esquina da rua Paulínia Boemer, uma rua que parecia mais uma vila,pois era muito alegre. A casa tem uma outra entrada na lateral e sempre tinha alguém sentado nela. Saudades de quando a Penha era linda.
Alguém tem foto da mansão que existia a onde foi construído o mercado municipal da Penha Sp.
É…por ser antiga e até certo ponto “inteira”, vale a comemoração…
Poréns: o muro precisaria de um restauto ANTES da pintura; percebe-se que foi reformado e poderia até haver os compartimentos de pão, leite e carne, vai saber se não; o telhadinho na entrada deveria ser do mesmo da casa; claramente, teve que ser refeito, mas não tiveram esse cuidado; a cor do portão; o número que foi pintado da mesma cor da casa.
como estava em 01/23: https://maps.app.goo.gl/b5P5cgEfV6yyRetA9