Fazer comparativos é uma das melhores maneiras para observarmos as mudanças da cidade através dos tempos. E esta sessão “Antes & Depois” é uma das mais acessadas aqui no blog pelos leitores que gostam de conhecer os locais de hoje com as lentes de ontem.
E o comparativo desta vez é na zona norte da cidade de São Paulo. Observem a fotografia abaixo, feita por William Janssen, estrangeiro que na década de 50 fotografou bondes de inúmeras cidades brasileiras.
A fotografia é espetacular e mostra o final da Avenida Cruzeiro do Sul, em Santana. Na imagem, além do bonde, é possível notar um bairro ainda bastante pacato, com os trilhos do Tramway da Cantareira no lado direito alguns pequenos estabelecimentos comerciais no centro da fotografia e, a esquerda a Escola Estadual Padre Antonio Vieira.
Agora, observamos a fotografia tirada em 28 de julho de 2013:
A atualidade mostra que pouca coisa daquela época ainda resiste neste trecho da avenida. A igreja ao fundo da foto de 1957 ainda existe, mas desapareceu na foto de 2013, engolida pelos grandes edifícios que foram erguidos no horizonte. As casas pequenas já não existem mais. É possível notar que um prédio pequeno, de quatro andares, no canto direito das duas fotos ainda sobrevive, na cor branca em 1957 e em um tom de amarelo na imagem atual, escondido pelo paredão de um edifício.
Os trilhos do trem da cantareira desapareceu, com a extinção da linha férrea na década de 60. Em seu lugar hoje corre a linha do metrô, já um pouco acima da Estação Santana. Nota-se também a poluição visual causada pela fiação aérea, um dos grandes males da capital paulista. A escola sobrevive preservada tal qual em 1957, apenas estando coberta por diversas árvores. E, por fim, o saudoso bonde deu lugar aos ônibus coletivos.
Abaixo, uma outra imagem atual da escola que é a grande sobrevivente desses 56 anos de distância entre as duas fotografias:
Para você, melhoramos ou pioramos em 56 anos ? O que melhorou e o que piorou ? Deixe seu comentário.
Veja outros comparativos na nossa sessão Antes & Depois
Comentarios