Casa – Avenida Casa Verde

A contribuição dos leitores do São Paulo Antiga é parte também parte importante para manter a história de nossa cidade mais conhecida e ativa. Periodicamente recebemos materiais muito interessantes e que poderiam ficar para sempre guardados em álbuns fotográficos, quando na verdade podem contribuir com uma melhor compreensão de nossa urbanização.

O leitor Ricardo Simone nos enviou a foto abaixo, de uma bela casa localizada no número 2012 da avenida Casa Verde:

clique na foto para ampliar

Nesta fotografia tirada por Ricardo Cruañes, avô de nosso leitor, vemos a casa que ele tinha acabado de construir em uma avenida Casa Verde completamente diferente da que conhecemos nos dias atuais.

Notem que a via ainda não tinha pavimentação e aparentemente a energia elétrica ainda não tinha sido instalada (o poste está sem fiação ainda). Por fim, completam o cenário o carro que parece ser um Hudson cupê e a grande área verde no fundo da foto.

Segundo Ricardo Simone, seu avô já faleceu mas a casa até hoje permanece na família. Incrível registro da zona norte de São Paulo, não é mesmo ?

A RESIDÊNCIA HOJE:

o imóvel atualmente (clique na foto para ampliar)
o imóvel atualmente (clique na foto para ampliar)

Além de bela, esta casa é uma preciosidade da avenida Casa Verde. Observem que excetuando-se pelo muro e portão nada se alterou nela, mesmo tendo passado mais de meio século.

Com alguma dificuldade em virtude da própria via e de carros estacionados, conseguimos fotografar quase do mesmo ângulo que o Cruañes fez ao concluir a construção da casa, e podemos notar que, todo o cenário mudou-se ao redor da residência, exceto ela mesma.

O terreno livre à direita deu lugar a um sobrado, sendo que do lado esquerdo surgiu um pequeno edifício. A avenida está pavimentada e a calçada feita, e o poste de energia da casa migrou pro interior da propriedade.

Por fim, a casa atualmente tem um pequeno jardim e uma bela roseira. Não dá para não se apaixonar por uma casa dessas.

E você, tem alguma foto antiga da sua casa atual ou antiga guardada em álbum fotográfico ? Mande para nós e ela poderá ser publicada aqui no site.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

22 respostas

  1. Olá aquele “Mercury” coupe, na verdade, trata-se de um Hudson coupe 1946, rsrsrsrsrs uma conceituada marca americana. apesar de existirem muitos por aqui na época, foi pouco divulgada aqui no Brasil.

  2. Em meados da década de setenta morei bem próximo de lá. Notem que eles obedeceram os recuos laterais e conservam até hoje. Agora cá para nós sem que ninguém nos ouça, esse sobrado ao lado é bem esquisito.

  3. Esta cada eu conheço, fica na esquina com a Rua Belisario Campanha… Próximo do posto de gasolina Petrobrás… Vou olhar meia arquivos, pq na Casa Verde há muitas casas antigas, por se tratar de um bairro tipicamente paulistano… Muito legal esse registro de antes e depois.

  4. Parabéns à família por preservar o imóvel com capricho e detalhes originais.
    Dá gosto de ver !!!

  5. Impressão minha, ou onde é hoje o sobrado da direita, havia uma espécie de rua ou caminho para ir para alguma rua nos fundos?

    E a avenida Casa Verde (e o bairro) reservam mais surpresas, pois é um dos bairros mais antigos da Zona Norte.

    1. Existiam, ou ainda existem, duas ruinhas estreitas na Belisário que davam para um terreno baldio atrás do prédio da antiga Telesp. Empinei muita pipa nesse terreno! Era no quarteirão da rua Belisário, av. Tietê(antiga), rua Somália e rua Heráclito Graça.

  6. Passamos hoje (25/04/2015) e a casa continua bem conservada. Está localizada na Av Casa Verde com Rua Belisario Campana.

  7. Essa casa DEVE ser mantida na aparência assim como está, apenas devem ser feitas melhorias, como colocar laje no lugar de estuque, melhorar a fiação elétrica e subir a altura das grades e muros, mas ainda assim de modo que dê para ver essa bela casa que resistiu ao tempo e a especulação imobiliária (se bem que, com exceção dos muros, os atuais donos já devem ter feito tudo isso…)

  8. É comum paredes dessas casas não aguentarem peso de uma laje , eu sei disso pois a casa dos meus pais é bem antiga também e na última reforma que fizemos ( era bem parecida com essa da foto ) , descobrimos que eles usavam carbureto na massa o que impossibilita a laje . Seria possível apenas reforçando a estrutura interna o que eleva demais o gasto com esse tipo de reforma .

    1. Disso eu não sabia, eu só disse o que disse, pois a minha casa é bem antiga também, só que já sofreu inúmeras reformas e uma delas foi a colocação de laje no lugar do estuque que na época já estava caindo.

  9. Parabéns a você e a sua família pela preservação da casa. Morei na Rua zanzibar entre 1942 e 1948 e infelizmente minha casa já não existe mais. Gostaria que alguém que tenha morado nessa rua, nessa época, en-trasse em contato comigo.

  10. A minha família, desde bisavós, se constituiu na Casa Verde, mais precisamente Vila Baruel, onde minha mãe e tia moram até hoje. Gostaria muito de obter mais fotos desse bairro que eu amo.

  11. Mais um pequeno pedaço da história de São Paulo está sendo apagado… Moro na Casa Verde e ontem passei na frente desta casa e estão demolindo ela 🙁 Apenas a fachada sem as janelas e porta restam, todo o resto da casa foi demolido. Agora resta esperar que eles restaurem ou preservem a fachada, já que a casa não existe mais.

  12. Fico vendo suas postagens e …” acontece alguma coisa no meu coração “… kkkk
    Mas dá vontade de chorar ao ver quanta história cabe num pedacinho de chão.
    Quantas alegrias, quantas vidas, quantos amores…
    Fico daqui de longe suspirando.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: