Sobrado – Avenida Angélica, 955

Algumas avenidas de São Paulo são tão cheias de prédios que parecem nem ter mais espaço para residências, mesmo assim até mesmo nestas vias já bastante verticalizadas ainda existem algumas casas, como a própria Avenida Angélica.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Localizada no número 955 desta importante avenida, este antigo sobrado é até pouco notado por quem passa por esta via. Construída em terreno estreito e comprido, o imóvel fica bem escondido pelas grandes árvores que ficam diante da fachada e na lateral que faz esquina com a rua Jaguaribe.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Poucas informações existem sobre este imóvel que está sempre fechado, embora não tenha nenhum sinal de estar em situação de abandono. De todas as pessoas que já abordamos sobre o que poderia ser a casa, encontramos informações desencontradas, como ser da Igreja Católica, TFP e até pertencer ao patrimônio público. Nenhuma destas sugestões puderam ser confirmadas.

A única informação realmente correta que descobrimos sobre o imóvel é que em 1961 residia (ou trabalhava) um pessoa no local de nome “J.O.Freitas”

Apesar de fechado o sobrado ainda encontra-se em bom estado de conservação e preserva todas as suas características originais, além de muro e portões antigos preservados. No muro, inclusive, ainda existe aquelas antigas caixa de ferro que serviam para entrega de correspondência, pão e leite.

Sabe mais informações sobre este imóvel ? Entre em contato conosco ou deixe um comentário.

Veja mais uma foto do sobrado:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Atualização 21/09/2017

Estava passando pela Avenida Angélica ontem, 20 de setembro, quando me deparei com estes estranhos tapumes escondendo o imóvel:

clique na foto para ampliar

Será que teremos alguma demolição ou descaracterização a caminho ? Estou acompanhando de perto o desenrolar do caso.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

22 respostas

  1. essa casa é na esquina da rua Jaguaribe? então é a casa de dona Antonieta de Freitas, que dava aula de catecismo…Frequentei na década de 1960…

      1. Douglas , eu conheço um homem que esta procurando a família verdadeira dele , ele tem poucas informações mas se você puder me ajudar tenho certeza que vamos conseguir mais informacoes. Por favor me responda

  2. continuando…talvez essa casa pertença mesmo à Igreja Católica…provavelmente à Paróquia de Santa Cecília.

  3. o anúncio patrocinador que encabeça a matéria é o máximo da ironia:

    Demolidora BECTEL
    demolidorabectel.com.br/Demolidora
    Empresa especializada, Equipamento para todos os tipos de Demolição

    1. São anuncios gerados pelo Google, não por nós. Geralmente filtramos os segmentos da construção civil, mas alguns escapam por colocar os anúncios em outros setores.

  4. puxa…deu saudades….morei no número 854…no apartamento onde agora mora meu sobrinho…

    1. Que legal hein Dulce…mande algumas fotos (se tiver e se puder) da região pra gente curtir….vamos adorar!

  5. Realmente, o bairro de Higienópolis é um dos mais “tops”, bonitos, agradáveis e com um desenho urbano muito legal, como ruas e avenidas largas, bem conservadas e muitas, arborizadas.
    Por questões de trabalho, amizades e até religiosas passei muito pela região (freqüentei durante muito tempo o Templo Hare Krishna, que ficava na av. Angélica, quase perto da av. Paulsta).
    E o que dizer da pequena, mas graciosa e linda praça Buenos Aires ? Essa casa que você, Douglas, nos trouxe agora é muito linda, mas não creio que seja a mesma que foi usada como local de tortura e interrogatório do extinto DOI-CODI, e não sei se é a mesma da TFP, que ficava ou fica numa travessa da av. Angélica, não me lembro se na rua Piaui ou Maranhão. O Shopping Higienópolis considero uma dos mais belos da Cidade, tem uma arquitetura incrível. Abraço a todos. Shalom Aleihem! Paz Profunda!

    L. Lafam.

  6. Há um ano pensei em sair tirando foto das casas na Santa Cecília e Higienópolis. Não fiz isso.
    De lá pra cá já derrubaram umas 6, 7 casas lindas e antigas. Na frente desse sobrado há uma outra casa linda.

    Na Rua Gabriel dos Santos havia 2 casas maravilhosas e gigantes que se já não foram demolidas, o serão em breve.

    Não há nada a fazer para impedir essas demolições?

  7. vou scanear umas fotos antigas que tenho, tiradas do 10º andar da av. Angélica, no ano de 1957 mais ou menos…mostrando os poucos edifícios que havia na região.

  8. Pego ônibus todos os dias em frente a essa casa. Atualmente ela estava sendo ocupada por moradores de rua, cheguei a ver uma moça saindo para trabalhar as 7 da manhã. Recentemente, colocaram uma chapa de alumínio no portão e acho que retiraram as pessoas que ocupavam o lugar. Uma pena, uma vez que essa casa já esta sem uso a bastante tempo, e quem ocupava, estava mantendo preservada e dando alguma utilidade para o casarão.

  9. Esta casa foi posta a venda ! Acabei de ver hoje a placa no muro….grande risco de ser demolida ….deveria ser preservada !

  10. Alguem sabe algo a respeito da casa defronte a esta ? No numero 954 existe um casarao antigo justamente aonde colocaram um ponto de onibus. Nao achei nada na internet sobre esta casa belissima.

  11. Este artigo foi atualizado hoje, 21 de setembro, com a informação de que o sobrado está cercado por tapumes. Será que ocorrerá alguma demolição ? Coloquei uma foto mostrando.

  12. Nesta casa morava minha comadre Maria Regina Rubião de Freitas. Os pais conhevi pouco . Estive na casa pouvas vezes, mas senti saudades

  13. Estou acompanhando essa casa também, qualquer coisa posto aqui.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: