Avenida São João 1952 & 2014

A foto abaixo, de 1952, mostra um bonde fechado do tipo Centex (aqui em São Paulo carinhosamente apelidado de Gilda) indo para a Lapa em uma avenida paulistana. Ao observar a imagem o maior mistério era: que lugar é este ?

São Paulo em 1952 (clique na foto para ampliar).
São Paulo em 1952 (clique na foto para ampliar).

Mesmo parecendo ser a região central não é fácil, em um primeiro momento, identificar onde exatamente está o bonde da foto. Nossas informações eram poucas, uma vez que no verso da foto está anotado à lápis apenas o que já podemos ver na foto, ou seja, “Bonde Lapa – Linha 35”.  Então, o maior desafio mesmo é achar o local que parece não ser a Lapa, mas a região central.

E foi justamente através de um prédio, ainda existente mas hoje impossível de ser fotografado como na foto, que conseguimos encontrar o local exato da imagem de 1952.  Notaram aquele edifício alto no lado esquerdo, com algumas janelas abertas ? Trata-se do Edifício Cícero Augusto Vieira, na rua Helvetia. Erguido em meados década de 30 o imóvel hoje está literalmente “colado” ao Elevado Costa e Silva, o popular Minhocão. Abaixo a foto do mesmo local em 2014:

O local atualmente (clique na foto para ampliar).
O local atualmente (clique na foto para ampliar).

E a foto atual mostra como o famigerado “Minhocão” foi um desastre urbano, principalmente na via onde ele passa sobre. O prédio que nos ajudou a identificar o local é quase impossível de ser notado, dá para observar algumas janelas dele sobre a coluna da via elevada, bem na curva.

Do casario antigo resta apenas a casa azul e branca, no número 1767, pois todas as outras foram demolidas. As casas mais na esquina deram lugar ao também já demolido Teatro das Nações – Dercy Gonçalves, enquanto uma delas deu lugar a um edifício, hoje bastante deteriorado, que foi construído no início da década de 60. A casa que ainda sobrevive a todos estes anos é também a última casa da Avenida São João, fato que por si só já merece seu tombamento.

No fundo da foto antiga, após a sequência de casas, é possível ver um imóvel térreo de esquina onde há na entrada uma placa comercial que parece estar escrito “União”. Não conseguimos identificar o que era ali, se alguém souber do que se tratava, envie nos um comentário.

Fora o charme do bonde da foto de 1952, este comparativo antes e depois dá uma dura lição ao paulistano. Mostra como políticas urbanas equivocadas e gestões municipais passadas despreparadas trouxeram o caos à capital paulista. É inegável que o local da foto atualmente, 62 anos depois da primeira foto, está muito pior que no passado.

Vão se os prefeitos, ficam seus erros.

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26 respostas

    1. Naoooo Carla. Naquele ano em que o Elevado comecou a ser construido era uma dificuldade total para ir-se do Alto da Lapa ao Centro evice versa. Estudava no Largo S.Francisco, e trabalhava a tarde. A volta era um transtorno so. Demorava-se em media mais de 1hora para passar-se embaixo daquela construcao. Chegava em casa tarde, com fome, cansada de ficar em pe no onibus etc. etc. Entao, levando-se em brincadeira, demolindo este fantasma (ops), meun esforco e de tantos outros, vai paran o brejo.rsrsrs

  1. Na placa está escrito ÚNICO – A coisa que me lembro é que existia uma sociedade vinícola com esse nome e que fabricava vinagre também. Era bem distribuído no comércio. Lembranças da infância e a marca era escrita em caixa alta. Pelo que pesquisei a empresa não existe mais ou foi incorporada.

  2. olá Douglas.
    postei um texto que imagino seria de interesse de todos, a respeito da construção do edifício Cícero Augusto Vieira, mas aparentemente esse post foi bloqueado.
    gostaria de saber o porquê de o texto não ter sido aceito.
    obs.: sem stress, apenas gostaria de saber o motivo. abcs.

    1. Olá Amaury, não achei o comentário aqui! Mas se o texto foi longo (mais de 200 caracteres) ele pode ter sido eliminado pelo anti-spam. É este o caso ? De qualquer forma me desculpe.

  3. A casa antiga, por incrível que pareça, parece estar em melhor estado que o prédio ao lado que deve ser bem mais novo…rs

  4. Que saudades dessa São Paulo que nunca mais vou ver outra vez…….que bom que tem gente como você, tentando pelo menos não deixar morrer a memória…….obrigada

  5. Ao ver uma comparação assim, como bom paulistano, e apreciador dos bondes, me dói o coração, também a conservação do único imóvel o qual propiciou a identificação do local, nos trás um lirismo dos bons tempos de outrora, nem sempre o progresso é bem vindo, nestas circunstâncias ele só depreciou o que era singelo e belo!!!!!

  6. Como sempre, Douglas, excelente o seu trabalho pela preservação da memória de São Paulo. Em um momento como esse, não sei se seria justo o tombamento desse imóvel que vem sendo mantido aparentemente intacto e muito bem conservado.
    Tem razão a senhora Nazareth: nós chamávamos de “camarões”, esses bondes fechados. Agora, em Santos, nós temos alguns deles restaurados e funcionando em curtos passeios, propiciando lembranças aos mais antigos e conhecimento aos mais jovens.

  7. Seu trabalho, Douglas, é maravilhoso, Acho que o paulistano deve se mover e participar de um trabalho de manter a memória da cidade. Chega de todos nós cruzar os braços, e ficar apreciando sem nada fazer inertes a destruição de construções tão belas da cidade.
    Hoje vi na TV. uma reportagem sobre o minhocão, e várias opiniões sobre esse viaduto tão polemico.
    Minha opinião é que ele seja totalmente removido. (botado no chão). E, em seu lugar construído um metrô de superfície, como existem em países europeus.
    Nada de jardins suspensos em cima daquela concretagem toda. Esses jardins com o tempo iriam ficar esquecidos, deteriorados e serviriam de ajuntamento de pessoas com más intensões. Mesmo que continuassem como jardins, em baixo estariam sujos servindo de latrina,e mal frequentados.
    Temos que pensar nos infelizes moradores dos prédios que dão de cara com esse mal fadado minhocão! Todos aqueles prédios perderam o valor. O comercio perdeu o valor.
    Que volte novamente a paisagem antiga da avenida São João, Praça Marechal Deodoro que era um cartão postal. Avenida General Olímpio da Silveira e continuação desta que eram tão bonitas até os anos 70.

  8. Hoje vi uma reportagem na TV, várias opiniões sobre a retirada do Minhocão.
    Sou da opinião que ele deve ser posto abaixo, e dar novamente a beleza das Avenidas por onde ele passa, e a praça Marechal Deodoro.
    Em lugar dele, devem fazer um metrô de superficie como tantos existentes na Europa.Garanto que iria diminuir bem o trânsito de veículos.
    Nada de jardins sobre ele.
    Os prédios defronte esse monstrengo, perderam o valor, e o local mal frequentado.

  9. Andava com minha avó materna (maria)pelo centro da cidade, tudo a pé.Ela tinha uns amigos no predio no fim do viaduto santa Efigênia, onde funciona o INSS?, e de lá de cima avistava-se a av.são João,Inclusive os desfiles de carnaval.Eu era pequena, mas me lembro disso.

  10. Uma das características daqueles que se assenhoraram do poder pós 64, foi a de enfear a paisagem urbana com seus monstrengos arquitetônicos. Não só o abominável “minhocão” e os horríveis viadutos do Parque Dom Pedro em São Paulo. Ocorreu-me agora dois exemplos: a agência do antigo Banespa no centro de Itapecerica da Serra e o prédio da antiga TELESP, hoje Telefônica, na Praça da Matriz de Embu das Artes, beiram o absurdo, nada têm a ver com o estilo das seculares construções adjacentes.

  11. Eu mesmo ja escrevi vários artigos sobre a SP antiga a qual tenho ainda muitas lembranças e saudades. Nasci em 1948, com meus 12 anos fui estudar no famoso Liceu Coração de Jesus, e com meus 16 anos, fui trabalhar como offyce boy interno na famosa Lojas Isnard na Av. São João nr 1.400 .

  12. que legal na hora que vi a foto na hora identifiquei a casinha kkkkk é que eu morava na al barão de limeira e passava todos os dias na frente dela,muito bom douglas.

  13. A foto do Bonde que transita em direção a LAPA e a foto da única casa hoje em 2015 existente, podemos ver os os trilhos convergindo à esquerda no sentido da Garagem dos Bondes na Alameda Clete onde hoje em 2015 é a 77° DP – Santa Cecília; nota-se a entrada dos trilhos vindos dos Centro para a Garagem como da Garagem nio sentido LAPA.

  14. O Bonde e interessante. Com a moda dos Trams pegando na Europa, nao sei porque ainda nao consideram o aqui, ao menos na regiao Central. Seria um otimo substituto ao barulhentos onibus que trafegam as ruas do Centro.

    Eu posso te garantir que muita gente gostaria de pular no onibus.

    Alias linha terrea com mistura de passagens subterraneas seria super interessante,. O ruido de uma composicao passando por trilhos seria musica de ouvidos ao inves de Diesel poluidores e barulhentos.

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