Em São Paulo é impossível falar de construções antigas sem mencionar o Brás, primeiro bairro paulistano sentido leste a estar fora do centro da capital (embora hoje se convencionou a chamar o bairro de central). E é na via mais importante do bairro que encontramos este belo edifício antigo.
Localizado no número 1543 da Avenida Rangel Pestana, este pequeno edifício composto de piso térreo e mais dois andares é uma das construções mais antigas desta via e também uma das mais preservadas.
O prédio está bem na esquina com a Rua Oiapoque e é uma edificação estreita e comprida, aproveitando muito bem durante sua construção o pequeno terreno que tinha à disposição. Observando-o a partir da Rangel Pestana dá pra notar o quanto o terreno é estreito.
Mesmo assim foi realizado um magnífico trabalho de arquitetura, com uma construção rica em detalhes em sua fachada, com adornos decorativos e também com duas iniciais no frontão, com as letras ‘CC’ que possivelmente identificam seu primeiro proprietário (veja na terceira foto da galeria).
O Brás foi um importante reduto de imigrantes espanhóis, italianos e portugueses, que fizeram da região, especialmente nas primeiras décadas do século 20, uma região bastante agitada, com intenso comércio, atividades culturais (dezenas de cinemas e teatro na região) e muita manifestação política, especialmente com imigrantes italianos ligados ao movimento anárquico.
Contudo, não foi possível identificar o que era a construção inicialmente. Atualmente funcionando como edifício de apartamentos nos andares superiores e estabelecimentos comerciais no piso térreo, o prédio já funcionou também como um hotel. Conversando com vizinhos obtivemos diversas versões diferentes sobre a origem do edifício, porém, como nenhuma delas pareceu convincente o suficiente, optamos por não corroborar estas versões.
Apesar de não conhecermos com detalhes a história e origem desta construção, sua importância como um relevante patrimônio histórico do Brás é indiscutível. Seja pela sua antiguidade ou, principalmente, pelo seu estilo arquitetônico belo e único.
Este quarteirão até hoje tem bastante imóveis significativos para a história do bairro, como a Igreja Bom Jesus do Brás, o Edifício R.Monteiro, as ruínas do Cine Piratininga e o Palacete Andrioli. Que continue preservado para a posteridade.
Veja mais fotos deste edifício (clique na miniatura para ampliar):
Comentarios