Sobrado – Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 1308

No número 1308 da avenida Brigadeiro Luís Antônio, na Bela Vista, há um casarão que esteve abandonado por mais de uma década e que cuja aparência dava sinais de que em breve ele deixaria de existir, seja por demolição ou mesmo desabando.

Em 2009, quando o fotografei pela primeira vez, ele se encontrava nesta situação:

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Foi um dos primeiros imóveis que publiquei aqui no site, e realmente por mais que tinha um desejo muito grande de vê-lo em seu esplendor original mais uma vez, confesso que não tinha lá muito esperança. Até que em 2012, uma primeira demão de tinta me trouxe um certo alento:

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Será que o velho sobrado, dos primeiros anos do século 20, finalmente teria um destino bem melhor do que aquele que parecia estar a ele destinado ?

A lenta restauração – compreensível pelo custo e detalhes do imóvel – ainda me deixava com muitas dúvidas acerca de sua conclusão. Porém, ao retornar ao local este ano fui tomado por uma grata surpresa e um excelente presente para o bairro da Bela Vista e São Paulo. O imóvel foi completamente restaurado:

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

O minucioso trabalho de restauração trouxe de volta um sobrado que parecia irrecuperável. Desde a recuperação dos detalhes do frontão até a recuperação total da fachada, tudo foi feito com detalhes e muito talento.

Até mesmo a sacada e seu gradil, que não existiam mais, foram recuperados, muito provavelmente através de fotografias antigas ou de exemplos de construções similares. No caso da sacada a veneziana nem mais existia, tendo a muito tempo sido substituída por um vitrô comum. Veja como ficou bonito:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Observando a foto atual, pode até parecer que foi um trabalho fácil e rápido. Mas esta impressão se desfaz muito rapidamente ao observar estas duas imagens abaixo, do frontão da casa. Foi impressionante a recuperação.

A fachada em 2009 (clique para ampliar)
A fachada em 2009 (clique para ampliar)
A fachada em 2015 (clique para ampliar)
A fachada em 2015 (clique para ampliar)

Residência na década de 60 de uma mulher chamada Ana Marques Simões, o imóvel foi restaurado para abrigar a Logos Imobiliária que fez do casarão a sua sede.

Este trecho da avenida Brigadeiro Luis Antônio possui vários outros imóveis que podem ser restaurados e dar um novo aspecto para esta via. Já vimos por ali a reforma do antigo Hotel Danúbio, atualmente um campus da FMU, e também dos sobrados geminados da rua Maria José.

Espero que este seja o início de uma nova era para a nossa Brigadeiro Luis Antônio. E deixo aqui meus parabéns para seus proprietários, que fizeram um excelente trabalho de restauração neste imóvel.

Veja mais duas fotos do casarão:

clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

31 respostas

  1. que trabalho bacana este teu. Deveria existir um auxiliar teu em cada cidade. Me lembro de um trabalho que fiz na época do “ginásio” no Firmino de Proença. Era para falarmos a respeito da história do bairro da Moóca, desde quando surgiu, ainda com alguns imigrantes ingleses (aliás, no teu trabalho a respeito dos postos de gasolina, pude ver o endereço em que morei por alguns anos da infância (atrás do posto da esquina da rua Dona Ana Nery com rua da Moóca, quanta nostalgia). Parabéns e sucesso sempre.

  2. Realmente é uma beleza. Parabèns a todos que se empenharam no restauro e que o negócio lá instalado prospere.

  3. Ah, que lindo, é de encher os olhos, ainda mais porque a casa vizinha também é impecável! Parabéns aos empresários da imobiliária.

  4. Nossa…..Como e’ bom saber que tem gente que pode $$$$$, e consegue trazer de volta o que um dia foi uma bela mansao com muita alma. Eles deveriam ganhar um premio por restaurar a nossa historia e cultura . Parabens `a todos envolvidos, e pelo seu trabalho sempre interessante e apaixonado. Abracos

  5. Parabéns a quem promoveu a restauração e parabéns, também, para quem incentivou e mostrou o estado de abandono em que se encontrava.
    Que você tenha sempre muita saúde, disposição e apoio para prosseguir nessa trajetória, Douglas.

  6. Temos que dar os mais sinceros e gratificantes parabéns à todos os envolvidos no processo de recuperação deste imóvel.
    A Brigadeiro Luis Antônio ainda é uma das vias mais famosas da cidade, e tenho um carinho especialíssimo por ela, já que eu nasci no Hospital do Sesc, que tinha ela como endereço. HAIL TO BRIGADEIRO!!!!!!!

  7. Um domingo de manhã, surpresa por encontrar esses dois sobrados em pleno esplendor, subi o carro na calçada do lado oposto para fotografá-los, mas eis que passa o DSV e me põe para correr. Fiquei sem as fotos e não voltei lá, ainda. Essas fotos nos enchem os olhos de pura emoção que ver a beleza arquitetônica que a nossa cidade guarda dos velhos tempos em que o paulista tinha como paixão morar num sobrado ou num sobradão de 4 pavimentos. Mais uma vez, parabéns, Douglas.

  8. Meus parabéns! Lindo trabalho de restauração e de reportagem! Viva São Paulo!

  9. Parabéns pelo trabalho e pelo imóvel restaurado!
    Que sirva de exemplo para outros imóveis que estão em péssimas condições…
    Sim a restauração e não a demolição.

  10. A Av. Brigadeiro Luis Antonio é tão conhecida, tão famosa, merecia ter seus casarões restaurados, iria virar mais uma atração turística da cidade!

  11. Muito Legal Douglas, como sempre excelente, completo, detalhado e muito bem ilustrado. Eu estive dias atras nos Campos Eliseos, e aquele casarão da Rua Barão de Piraciaba (e que já foi moradia de barão), que vc fez execelente matéria aqui no site, continua da mesma forma, correndo riscos de cair se não for escorado a tempo. Acredito que oferece risco aos transeuntes. Nem o belo teatro Porto Seguro localizado em frente, “estimula” a restauração. Pelos riscos aos transeuntes que apresenta no momento sugiro um up grade na sua matéria deste casarão.. Quem sabe “se não batermos o pé por aqui”, ele não pode ter o feliz destino do casarão dos Bocaina, nos Jardins. Abs. Gilson

  12. Seria interessante um entrevista ou matéria com os proprietários sobre o processo de restauração.

  13. Parabens pela otima reportagem e parabens pelo otimo trabalho de restauraçao. Como arquiteto italiano que trabalhou bastante na area (restauraçao scientifica e recuperaçao) devo dizer que tanto o arquiteto que a empresa monstraram otimas capacidades tecnicas, nao è nada simples reconstruir detalhes decorativos quase que sumidos. Notei que a sacada reconstruida na primeira versao foi refeita na segunda, com um gradil de ferro forjado muito bonito e que repreende o motivo decorativo do gradil do portao, um detalhe interessante e bem caprichado (fico curioso de saber qual das duas sacadas seria mais conforme a original). A escadaria, alem das janeles de madeira muito bem feitas, tambem merece uma salva. Tem um ultimo detalhe que sempre chama a minha atençao nas reformas de predios caracterizados por decoraçoes em relevo orizontal em lugares chuvosos e humidos, onde a infiltraçao de agua è importante e acaba manchando e com o tempo criando vegetaçao; nestas situaçoes a impermeabilizaçao da superficie plana (destinada à absorber agua) seria uma opçao de proteçao necessaria.
    Abraços. Gualberto

  14. Parabéns Douglas,
    Adorei esta matéria e imagino sua alegria em ver o casarão totalmente restaurado.
    Realmente ficou lindo e trouxe mais beleza à Av. Brigadeiro Luis Antonio e um presente ao bairro Bela Vista.

  15. Esse tipo de coisa que me faz ganhar o dia! Como é bom saber que ainda existem pessoas que conseguem ver além de tijolos! Uma obra de arte dessas não poderia ser perdida.

    Douglas, como é uma imobiliária, será que não é possível o São Paulo Antiga conversar com o proprietário, para termos fotos internas desse imóvel?

      1. Ah que legal! Realmente a restauração foi impressionante – haviam apliques que nem existiam mais. Com certeza o proprietário deve ter algumas fotos de referência de como ele era, pra ter feito um trabalho tão bem feito.

  16. que maravilha! fiquei emocionada! ficou lindo e que bom que foi recuperado. Imagem linda de arquitetura e detalhes deste sobrado. amei a reportagem, parabens Douglas!!!

  17. Parabéns pelo seu trabalho e por divulgar as edificações da cidade de São Paulo. Precisamos aprender a valorizar e conhecer a bela arquitetura que a cidade possui, o que pode ajudar muito na sua preservação.

  18. Que maravilha, atitudes como esta de restaurar esse lindo casarão realmente merece parabéns

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: