Postos de abastecimento de combustíveis raramente são lembrados quando o tema é a memória arquitetônica de uma cidade. Contudo, na cidade de São Paulo alguns deles são realmente significativos para a preservação urbanística da cidade.
Mas, infelizmente, a capital paulista perdeu o terceiro posto mais antigo da cidade o Auto Posto Belo Car, localizado à rua do Glicério esquina com a rua São Paulo, na Liberdade.
Inaugurado no distante ano de 1931, o posto sempre ficou marcado na memória do bairro. Tanto por resistir a tantas décadas sem ser descaracterizado, como por sua pouca troca de proprietários desde sua inauguração, apenas cinco. Abastecer ali, não deixava de ser uma deliciosa volta ao passado.
Já há alguns anos fechado para o abastecimento de combustível, o posto vinha oferecendo nos últimos anos de vida serviço de lavagem de automóveis e também servindo de estacionamento aos que frequentam a feira livre semanal ao lado do estabelecimento. Por alguma razão que ainda desconhecemos, decidiram em meados do mês de junho demolir esta pequena recordação do passado automobilístico e comercial paulistano.
Infelizmente, nossos órgãos de preservação de patrimônio histórico, tanto na esfera estadual como municipal deixaram escapar este pequeno símbolo paulistano. Que a visão tacanha de nossas autoridades não deixe vir abaixo os dois outros postos mais antigos de São Paulo (de 1926 no Bom Retiro e 1929 na Aclimação) que ainda sobrevivem.
ATUALIZAÇÃO 12/8/2024:
Quis o destino que o mesmo local onde originalmente estava o posto de combustíveis antigo fora reaberto, vejam só, como um novo posto de combustíveis. Fosse o dono da área mais inteligente e o posto original poderia ter sido preservado, se tornando não só em um ponto comercial mas em um importante atrativo histórico da cidade, atraindo mais clientes do que deve receber normalmente.
Chega a dar uma dor no coração ver que no lugar daquela bela construção de 1931 foi erguida essa coisa tão sem graça da foto abaixo… mas isso resume bem a falta de cultura (e de inteligência) do empresariado brasileiro.