Se os cinemas de bairro em São Paulo praticamente desapareceram por completo, o que podemos dizer dos charmosos auto cines ? Esta modalidade de cinema, muito popular nos Estados Unidos a partir do final da década de 40 e início dos anos 50, também era encontrada em nossa cidade. Um dos mais famosos, e que trazemos para você hoje, era o Auto Cine Chaparral.
O saudoso cinema foi inaugurado em junho de 1971. Na época foi um empreendimento ousado e bem sucedido, que trouxe um auto cine para a então pouco movimentada Avenida Condessa Elisabeth Robiano ou, como costumamos chamar, Marginal Tietê.
Sua localização era bem próxima de onde hoje é a entrada para a avenida General Milton Tavares de Souza, mais ou menos onde está instalado atualmente o CEU Tiquatira.
Propriedade das famílias Ciongoli e Basile, o Chaparral foi construído pela Construtora Feola e era projeto do Engenheiro José Donato Feola.
Com uma imensa tela de projeção feita em estrutura de concreto, com 240m², o auto cine dispunha de 8 ruas, como eram chamadas os corredores onde se estacionavam os carros para assistir aos filmes.
O espaço comportava de maneira confortável cerca de 180 automóveis, onde cada um estacionava ao lado de uma estação de áudio, que transmitia o som da película que estava sendo exibida (foto abaixo).
O auto cine contava com a estrutura de um cinema como qualquer outro cine tradicional, inclusive com lanchonete, que servia desde os tradicionais pipoca e refrigerante a lanches. Nos anos 70, que foi a era de ouro desta modalidade em São Paulo, o Chaparral era a escolha favorita de casais apaixonados, que adoravam namorar enquanto assistiam aos filmes.
Além deste, outros auto cines marcaram história em nossa cidade, como o Snob’s (Santo Amaro) e Moon (este com duas unidades, em Interlagos e Pinheiros).
Apesar de ser uma grande ideia e sempre com uma frequência boa, o Auto Cine Chaparral não resistiu muito tempo e teve uma duração de cerca de quinze anos, encerrando as atividades em meados dos anos 80. Não sem deixar uma grande quantidade de saudosistas que sempre se recordam dos auto cines paulistanos, como o retrato de uma modalidade cultural que parece que não voltará nunca mais, tal qual os queridos cinemas de bairro.
Ficha – Auto Cine Chaparral
Inauguração: Junho de 1971
Capacidade: 180 carros (aproximadamente)
Projeto: José Donato Feola
Execução: Construtora Feola
Proprietários: Famílias Ciongoli e Basile
Localização: Avenida Condessa Elisabeth Robiano, 2000 – Penha
Situação: Demolido
Veja mais fotos do Chaparral:

Chaparral visto do alto da Penha. Ao fundo o Parque Novo Mundo (esquerda) e Guarulhos (clique para ampliar).

Tela de projeção
E você, chegou a frequentar algum dos auto cines de São Paulo ? Deixe um comentário e diga para nós como foi sua experiência.
Fotos e agradecimentos: Gustavo Feola
Comentarios