Antes & Depois – Rua João Brícola anos 40 e 2013

Hoje muitas ruas do centro histórico da Cidade de São Paulo deixaram de ser vias de tráfego de automóveis para servirem apenas como calçadão para pedestres. Uma delas, bastante conhecida do paulistano é a João Brícola, pequena rua que liga as Ruas Quinze de Novembro e Boa Vista.

As fotografias abaixo traçam um comparativo entre a década de 40, quando a via ainda era aberta ao trânsito de veículos, e o ano de 2013.

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Para você estas ruas do centro eram melhores quando abertas aos veículos ou como hoje, apenas para pedestres ? Deixe seu comentário!

Créditos: Foto 1 – Foto Postal / Foto 2 – São Paulo Antiga

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10 respostas

  1. Bom trabalho, Douglas. E é interessante observar que o edifício “antigo” já foi moderníssimo naquele mesmo cenário.

  2. São tempos diferentes, não há como comparar… Na década de 40 seria desnecessário sua utilização somente ao pedestre, no entanto, atualmente seria imprudente abri-la aos veículos.

  3. Creio que, se ainda fossem abertas a passagem de veículos, talvez as vias que foram transformadas em calçadões estivessem mais povoadas e “seguras”.

    1. No edifício que funcionava o Banco São Paulo, hj funciona a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo e, por vezes, há a entrada de carros oficiais estaduais e municipais, inclusive do secretariado.

  4. Veículos motorizados podem circular nesta rua mas a prioridade absoluta é aos pedestres
    Os calçadões do centro receberam, desde a inauguração em 1972, o maior volume de pedestres do mundo.
    É absurdo imaginar estas vias com tráfego normal de carros.

  5. Pedestres, sem duvida. O Centro tem potencial turistico e a interferencia de trafego automotivo, mais a fuligem de monoxido de carbono que ataca a alvenaria e marmores, isto e mais o ruido de motores e o aumento da temperatura que tal concentracao provoca.

    Voce pode manter os corredores de transmissao ( Av. Sao Joao, Rio Branco, Prestes Maia, 23 de Maio, Angelica, Amaral Gurgel, Barao de Limeira, Av, Sao Luiz, Av. Ipiranga, entre outros ) abertos ao trafego veicular.

    O Centro, da Praca do Correio ate o Vale do Anhangabau e a Ladeira General Carneiro passando pela Se, nao presicindem de veiculos, excecao aos Taxis e Veiculos de Carga Leve.

    Alias, em beneficiando o comercio local, eu contemplaria em fechar a R. Jose Paulino, Florencio de Abreu.

    Alias, poderiam se abrir concessoes para Pedicab ( Ruiquixa de Bicicleta ), carrugagens, porem fora dos calcadoes.

    http://www.bostonpedicab.com/
    https://www.nychorsecarriageride.com/
    https://apureguria.com/asia/transporte-em-bangkok/

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