Uma situação muito estranha de sete imóveis da Alameda Nothmann despertou a curiosidade de um leitor do blog São Paulo Antiga, que solicitou nossa visita à região para documentar o que ele acha que será uma demolição em massa de praticamente um quarteirão inteiro.
Visitamos o local e realmente foi possível conferir que todos os imóveis já estão desocupados e irão ser demolidos em conjunto. Neste quarteirão da Alameda Nothmann compreendido entre as alamedas Dino Bueno e Barão de Piracicaba vários imóveis, a grande maioria comerciais, estão fechados e com tijolos nas portas há vários meses.
De acordo com a nossa apuração estes imóveis serão todos demolidos pelo seu novo proprietário, a empresa Porto Seguro e no local será construído um centro cultural. A parte mais ao fundo, que vai em direção ao atual prédio pertencente à Porto Seguro e que no passado foi sede da Pirelli também será modificada à pedido da seguradora.
Realizado pela Hochtief, está sendo erguido ali a Torre Barão B, que será vizinho do Torre Barão A que já existe no local desde o final dos anos 80. A foto abaixo mostra o local onde ficarão os dois prédios (o centro cultural não aparece no detalhe).
Salvo uma exceção ou outra, a grande maioria destes imóveis se encontravam já em péssimo estado de conservação e sem qualquer manutenção há vários anos.
A demolição de construções antigas é algo que sempre nos entristece, mas neste caso é preciso ter compreensão de que elas darão lugar a um projeto que pretende ajudar a revitalização do bairro, que há muito tempo carece de um grande investimento.
Estaremos acompanhando todo o processo de demolição e construção das novas edificações;
Veja fotos de todos os imóveis que serão demolidos (clique nas miniaturas para ampliá-las):
Atualização – 25/09/2015:
Conforme havíamos previsto em 2012, realmente os imóveis foram demolidos para dar lugar ao Centro Cultural Porto Seguro, que já encontra-se em pleno funcionamento e trazendo novos e bons ares a esta região tão esquecida pelo poder público que é o bairro de Campos Elíseos.

Na foto o Centro Cultural Porto Seguro
Este prédio magnífico foi erguido no local onde ficavam as velhas residências citadas acima. Mais ao fundo, na Alameda Barão de Piracicaba ocorreram inúmeras transformações também proporcionada pela seguradora.
O prédio antiga sede da Pirelli sofreu um profundo retrofit, ficando completamente diferente do que era. Ao lado uma segunda torre foi erguida pela empresa, chamado de “Torre B” onde funciona agora a sede principal. O complexo também abriga o moderno Teatro Porto Seguro.
O comparativo abaixo apresenta a Alameda Barão de Piracicaba em 2012 e 2018:
[image-comparison left=”28202″ right=”28203″ position=”center” /]
Uma excelente revitalização ocorrida na região.
Artigo revisado em 20/03/2019.
Comentarios