São Paulo Antiga adquire acervo do Clube Paulistano de Tiro

Fechado há 8 anos o Clube Paulistano de Tiro (ao pombo) foi uma das mais importantes instituições brasileiras na prática de tiro esportivo.

Entidade criada na década de 1930, desde 1939 era localizada em uma área cedida pelo Estado de São Paulo junto ao Horto Florestal. Depois de sete décadas ocupando o local o clube foi obrigado a deixar o espaço atendendo a uma determinação do governo paulista.

clique na foto para ampliar

O clube foi a principal instituição destinada ao tiro esportivo em São Paulo e era frequentado por inúmeras autoridades paulistas e paulistanas, além de um público bastante amplo. Seu espaço também era utilizado para treinamento de militares e de atletas para torneios no Brasil e no exterior.

Depois que o clube encerrou as atividades seu acervo ficou guardado e indisponível, sendo colocado à venda recentemente por um dos antigos membros do clube em uma casa de leilões.

O São Paulo Antiga adquiriu todo o acervo fotográfico, que está passando por higienização e catalogação e será disponibilizado para consulta e pesquisa a partir de fevereiro de 2019. As imagens mostram as atividades do clube, os associados e torneios, além de figuras públicas como o ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros.

MOBILIÁRIO DO CLUBE TAMBÉM FOI ADQUIRIDO:

Um conjunto de sala que pertenceu ao Clube Paulistano de Tiro e ficava na recepção de sua sede também foi adquirido juntamente com o arquivo fotográfico. Produzidos na década de 50, o conjunto de um sofá e duas poltronas será disposto na futura sede do São Paulo Antiga no Brás. O mobiliário terá identificação referente a sua procedência.

ACERVO DO SÃO PAULO ANTIGA ESTARÁ DISPONÍVEL EM 2019:

No ano de 2019, quando o São Paulo Antiga celebrará 10 anos de atividades, todo o acervo da entidade será disponibilizado para consulta e pesquisa.

São milhares de fotografias em papel fotográfico, slides e negativos, documentos raros da história de São Paulo e do Brasil, mapas, hemeroteca, além de extensa biblioteca especializada em história paulista e o Acervo Criminal Milton Bednarski adquiridos em todos estes anos.

A futura sede localizada no Belenzinho começa suas obras em janeiro, devendo ficar pronta em abril. Você pode colaborar com as obras através de donativos.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

21 respostas

  1. Que legal, que notícia boa! Quero muito visitar a furuta sede — acredito que vá funcionar como museu, com horário para visitas, certo? Aliás, amei de paixão o conjunto de sala do clube de tiro. Móveis lindos!

  2. Admiro profundamente o trabalho de Sao Paulo Antiga. É delicioso apreciar as postagens desta nossa cidade querida. Mais uma preciosidade que vocês adquiriram e, é graças às pessoas como vocês que temos a oportunidade de conhecer a nossa história. Parabéns Douglas Nascimento e todos os demais da Equipe. Obrigada!!!!

  3. Parabéns pelos bons caminhos que o São Paulo antiga vem ativamente rumando. A sede, se aberta à visitação (paga!) será com certeza um ponto turístico da cidade. Sobre a mobília, herdei de meu avô uma poltrona exatamente igual à individual e a tenho até hoje, apenas com o revestimento trocado (era originalmente num tom bordô).

  4. De muito bom gosto esse conjunto de poltronas e sofá. Nota-se que estão em perfeito estado. A mim me parece que, além de limpeza, não necessitam de qualquer restauro. Quanto ao clube, será que ainda funciona em outro local ? Nunca achei nenhuma graça nesse esporte, embora na cidade sejam uma praga.

  5. …/… móveis representativos de uma época … parabéns pela aquisição !

  6. Vocês estão de parabéns, por manterem nossas memórias vivas!! Lindo trabalho de vocês!!

  7. Tudo bem, tudo bom. Mas…TIRO AO POMBO? Não, mil vezes não! UM MILHÃO DE VEZES NÃO!!!!!!!!

  8. Fantástico. Morei muitos anos ali próximo e cansei de ouvir o pessoal atirando. Será ótimo rever suas instalações e o pessoal que o frequentava.

  9. Que bom!!!!! A zona Norte da cidade de São Paulo é tão pouco agraciada por essas iniciativas …Valeu professor !!! a cidade lhe deve mais esta.

  10. Moro aqui há 100 mts do terreno onde funcionou o CPT. Tenho muita curiosidade de ver este acervo fotográfico…Não vejo a hora de já estar disponível. Este clube de tiro apesar de ter tido seus tempos de glamour foi um gde retrocesso para o social e o ambiental. Os mais 70 anos de atividades deixaram o solo do Arboreto Vila Amália que fica ao lado todo contaminado, sem contar que este terreno que utilizou é público e ficou todas as 7 décadas em mãos de um clube particular e que só recebia turistas, e a população do entorno só entrava como empregados…. outro fato lamentável foi os mais de 50 anos com as atividades de tiro usando pombos como alvo, crueldade… Hoje sim o espaço entregue á população como área de lazer podemos dizer que serve como um bem público……

  11. Gostaria de saber sobre o acervo fotográfico do Clube Paulistano e Tiro.

  12. Boa tarde. Parabéns pela manutenção do acervo. Sou professor universitário e estou iniciando uma pesquisa sobre o Tiro ao Pombo e gostaria de saber se o acervo já está disponível para pesquisadores?

  13. B noite …vc nao publicou ainda as fotos do cpt para visitação aqui no website ?? obrigado

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: