Artigo atualizado em 21/2/2024
Divertido costume que praticamente caiu em desuso no mundo inteiro, as etiquetas de bagagem faziam muito sucesso até algumas poucas décadas atrás. Hábito este que se iniciou com a expansão das viagens de turismo como conhecemos hoje, em meados do século XIX.
Naquele tempo, viagens turísticas – especialmente as intercontinentais – não eram para qualquer um. Os vapores eram caros, lentos e quem viajava precisava ter um bom dinheiro no bolso, pois além de ter que custear a passagem, teria também de ficar o tempo da viagem sem trabalhar, fora o custo da estadia no seu destino.
E foi nesse período que surgiram as tão conhecidas – e hoje raras – etiquetas de bagagem.
Segundo alguns historiadores as etiquetas de bagagem surgiram por acaso na década de 1880, quando alguns viajantes começaram a recortar os logotipos de papéis timbrados ou envelopes de hotéis da época e colar nas suas malas, para decorar e mostrar por quais lugares haviam passado durante suas férias.
As mais antigas referências a este costume que se tem notícia vem do ano de 1885, quando etiquetas de bagagem foram coladas em uma mala de um viajante da Riviera Francesa. O costume rapidamente expandiu-se e logo foram vistos adesivos de bagagem em países como Áustria, Alemanha, França e Holanda. À medida que a tecnologia de impressão ia se aprimorando, mais sofisticados e bonitos iam ficando as etiquetas de bagagem.
Com a virada do século XX, os desenhos de etiquetas de bagagens ganharam novos traços com art-noveau e art-decó e começaram a chegar em países mais distantes como Japão e as Américas.
Embora não tenha estudos específicos sobre quando as etiquetas chegaram a América Latina ou de qual país da região elas se popularizaram primeiro, as mais antigas etiquetas que se encontram por aqui são de cidades como Buenos Aires, Montevidéu e Rio de Janeiro. Porém, é impossível afirmar com certeza em qual cidade o hábito começou.
Em São Paulo:
Como é bastante difícil apurar o pioneirismo das etiquetas na América Latina, também é bastante difícil precisar exatamente quando esse costume começou nos hotéis da capital paulista. No acervo de etiquetas adquirido por Douglas Nascimento, editor do blog São Paulo Antiga, são dezenas de etiquetas de hotéis das mais variadas estrelas e com desenhos dos mais diferentes estilos, a grande maioria aparentam ser da década de 1950 para cá.
E foi justamente nesta década de 1950, no pós guerra, que o costume de viajar, agora de aviões – bem mais velozes do que os antigos navios a vapor – teve um grande aumento e as etiquetas de bagagem se popularizaram não só em São Paulo, mas por todos os cantos do mundo.
Preparamos aqui uma pequena coleção de 27 etiquetas de bagagem de alguns dos mais conhecidos hotéis da cidade de São Paulo e de alguns hotéis também não tão conhecidos.
As etiquetas deste hotéis acabam também por contar um pouco da história arquitetônica de São Paulo, pois a arte de boa parte deles ostentam a fachada dos prédios.
Infelizmente, a maioria destes hotéis não existem mais há anos como o Danúbio e o Grão Pará, outros fecharam tem pouco tempo, como o Othon Palace Hotel e alguns ainda estão por ai recebendo nossos turistas.
Confira as etiquetas de bagagens:
Gostou das etiquetas ? Então aproveite para conhecer alguns dos hotéis catalogados no São Paulo Antiga. Para conhecê-los, clique aqui. Se você possui alguma etiqueta diferente, entre em contato conosco.
Respostas de 34
Muito legal. Pena que hoje não se tenha mais esse costume.
Muito interessante!! Seria legal se isso voltasse. Que tal uma reportagem sobre o hotel cambridge, que fica na frente do joelma. É um predio muito bonito e que ainda tem alguns setores em funcionamento, inclusive tem uma festa de flashback lá. fica a dica.
Corey,
Hotel Cambridge entra aqui no site na próxima segunda, aguarde!
Opa! Estou esperando, abraço!
Eu fiquei em Buenos Aires em um hotel nesta mesma esquina do Hotel Royal, mas se não me engano este hotel do adesivo virou um prédio residencial.
Quando iremos ter novas postagens sobre tragédias de SP?
Tu parastes no Cine Oberdan…
Charmosíssimas, as etiquetas!
Interessantíssimo! De tantas coisas que aqui já foram publicadas esta é uma das que mais gostei, até mesmo pq creio que não exista nenhuma publicação na internet acerca de tema tão fascinante.
Superinteressante e instrutivo. Nunca tinha visto um trabalho assim. Parabéns e sucesso
Este site é maravilhoso!!!! riqueza cultural para quem dá valor para a historia!!
Sou fã de obras antigas,e fico passeando horas no site, maravilhoso este trabalho.
Um povo que não dá valor para o seu passado, não terá referência alguma para o futuro.
Muito Legal !
Mesmo aos 45 , volto a ser menino em minhas idas a São Paulo com Meu Pai , sempre preocupado em levar o filho do interior de MG ás suas visitas mensais á São Paulo , sempre trocando de hotel a cada mês para mostrar ao pequeno filho o quanto a cidade de São Paulo era a cidade das oportunidades comerciais.
Parabéns a vcs !
Muito bom! Parabéns
Adorei as etiquetas! Informações, fotos de coisas antigas são sempre bem vindas, parabéns!
Muito bom site. Seria interessante que colocassem os endereços dos hotéis listados aqui. Estou querendo saber onde fica o lord Hotel (sei que era no centro), mas não tenho o endereço.Pode ser útil a muita gente.
Parabéns!
voces são demais,adorei as etiquetas são incriveis,poderiam ate estampar camisetas que poderiam ser comercializadas pelo site [salvo os direitos]SÃO PAULO ANTIGA TODO DIA UMA NOVIDADE!
Texto atualizado com 10 novas etiquetas de hotéis antigos de São Paulo, não deixem de conferir.
Muito legal ……. parabéns pela coletânea
Muito bacana esse site, os posts….riqueza cultural q ninguem pd tirar. Moro na Inglaterra e por ser um pais bem antigo as pessoas curtem muito tudo isso tbem. Vcs estao de parabens, aiiii q saudades d SP…bem que essa moda poderia pegar novamente, mas com esse tipo de etiquetas charmosissimas …amei.
Maravilhosa coleção! Parabéns….
Adorei o post!! Com essa onda de revival, bem que poderiam voltar as etiquetas. São muito bacanas!!
Só uma pequena correção; não se fala estadía para pessoas e sim para navios,aviões ou helicópteros o correto é estada. Continuem com o site que é muito bom e está até me ajudando no TCC. Abraços ^^
Muito legal seu artigo. O Hotel Mathias era de minha familia, meu bisavô foi o fundador. Bem legal poder relembrar essas histórias.
Grande abraço!
Muito bom. Entrei no google maps e deu para ver que alguns ainda existem com as mesmas características e mesmo nomes.
Gostei muito do seu trabalho!
Procuro informações sobre o CIDADE HOTEL que ficava na Rua Cadete e pertencia à família Cidade (data provável 1940 e tal)
obrigada
Maria Soares (Portugal)
Bom dia,
Excelente matéria, andei procurando esses adesivos para minha mala, mais não encontrei, você poderia me ajudar?
Tom
O atual Hotel San Rafael é o antigo Lord Hotel,onde funcionava a Boite Lord no último andar? Frequentei algumas vezes mas era muito jovem ainda e a memória coloca-me em dúvida…agradecimentos…saudações corinthianas…
Muito, muito interessante, Douglas!
Perdi o contato quase totalmente com São Paulo, desde a minha mudança para Santos, na primeira metade da década de sessenta.
Volto na memória, volto às lembranças através de São Paulo Antiga.
Obrigado!
Hoje a maioria dos endereços desses hotéis ficam na região hoje conhecida como “cracolândia”.
Por acaso perto da rodoviária antiga aquela q tinha acrílicos coloridos tem um hotem chamado Glória?
Durante o meu tempo de faculdade frequentei bastante a doceria que tinha junto com o Hotel Terminus. Que fim levou o hotel, que, ao que indica, fechou há algum tempo? O de campinas cedeu espaço ao Magazine Luiza, que aproveitou suas instalações, preservando os elementos decorativos externos (todos) e internos (talvez todos). Do que havia (ou há) em Sorocaba, não tenho notícias, mas sei da existência por ter visto há mais de 40 anos um carro da firma em Campinas, que indicava todos os locais em que existia. Sei também que, originalmente de propriedade dos mesmos donos, é o ainda existente Hotel Toriba, em Campos do Jordão, possivelmente uma das mais notáveis instalações hoteleiras do país, que tem (ou tinha), segundo o Guia Quatro Rodas, salão para raclettes, uma especialidade gastronômica suíça.
bom dia amigo Douglas, muito interessante a matéria , por acaso vi no domingo passado na feira do Bexiga dois álbuns com centenas de etiquetas de hotel , pode ser que ainda esteja à venda.
Maravilha!!! Gostaria de saber mais sobre o hotel Comodoro.O costureiro Dener foi morador de uma Suite nesse hotel.
Que postagem excelente! As etiquetas são lindas e contam um pouco de uma época. Vários dos hotéis mencionados tiveram, nas décadas de 1950 e 60, boates famosas. Algumas delas consegui resgatar algumas memórias em um livro que publiquei sobre o assunto.
Parabéns pelo trabalho do site São Paulo Antiga!
Artigo atualizado hoje com novas etiquetas de bagagem no final do artigo