A cratera “fechada” da Rua Cachoeira

Este artigo foi atualizado, as informações encontram-se no final da página.

A região aqui onde está o Instituto São Paulo Antiga é quase totalmente abandonada quando o assunto é zeladoria urbana e ações da Subprefeitura local, no caso a da Mooca.

A impressão de quem mora por aqui é que a sub despreza a região em detrimento de outros locais pois por aqui não é raro encontrar diariamente pilhas e pilhas de lixo (cujo descarte sabemos que não é culpa do poder público), ruas repleta de buracos e crateras perigosas (alguns deles já alertados para a mesma subprefeitura cerca de 1 ano atrás), carros abandonados pelas ruas, além de obras que parecem irregulares pelo tamanho da construção comparada com o tamanho do terreno disponível.

Lixo no ponto de ônibus é corriqueiro na Rua Cachoeira (clique para ampliar)

Essa sensação de região largada ao Deus-dará é compartilhada por muitos moradores, comerciantes e empresários da região que há tempos acreditam que passou da hora de desmembrar a subprefeitura da Mooca, deixando Pari e Belém separados.

Aqui onde está o nosso instituto, na Rua Cachoeira, há um buraco que devido a total ausência de manutenção transformou-se em uma cratera perigosa. Esse buraco está a céu aberto, pasmem, desde dezembro de 2021, ou seja, há pelo menos 3 meses e meio.

Ao menos dois acidentes já aconteceram graças ao buraco, sendo que num deles um entregador de comida voou de sua moto e precisou ser socorrido.

Pois em 15 de fevereiro, após contatarmos diretamente a subprefeitura, recebemos um protocolo da mesma e a promessa de solução deste grave problema. Em 10 de março, 25 dias depois da abertura do protocolo resolvemos conferir a situação do buraco (que segue lá) junto à prefeitura e, adivinhem ? Eles informam que a solicitação foi realizada, ou seja, o buraco foi tampado.

Mas será que foi mesmo ? Veja ai:

Foto: Heloisa Madela / Instituto São Paulo Antiga

Quem olha a foto acima pode até pensar que o buraco é raso, mas é só aparência. Ele tem aproximadamente 30 centímetros de profundidade e está cheio ode entulho e madeira jogado por moradores do entorno para evitar novos acidentes graves. Mesmo assim, o tamanho e a profundidade restantes são mais que suficientes para causar um belo dano em veículos.

Agora a pergunta que não quer calar é: Como eles dizem que o trabalho foi concluído se sequer foram até o local ? O buraco segue aberto do mesmo jeito de sempre. Quem tampa os buracos ? É a própria subprefeitura ou uma empresa terceirizada ? Alguém recebeu por isso ? E o subprefeito, será que conhece a região ? Nós aqui temos dúvidas !

O protocolo consta como executado e finalizado

São perguntas que a subprefeitura da Mooca e o Sr. Antão, subprefeito, precisam responder urgente aos cidadãos moradores e trabalhadores da Rua Cachoeira. No aguardo!

Assistam ao vídeo que gravamos diante do buraco:

ATUALIZAÇÃO – 15/03/2022:

Depois de nossa reclamação ter atingindo uma grande repercussão fomos informados que a cratera não era responsabilidade da subprefeitura, mas da Sabesp, apesar disso não explicar porque a solicitação era dada como baixada apesar de não concluída.

Na segunda-feira 14 de março funcionários da Prefeitura de São Paulo vieram até a Rua Cachoeira e finalmente realizaram o trabalho de fechamento da cratera. Além desse buraco outros próximos também foram tampados. A fotografia abaixo foi enviada pela assessoria de imprensa da Subprefeitura da Mooca e nós já estivemos no local para conferir.

Foto: Divulgação / Subprefeitura da Mooca
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

4 respostas

  1. Douglas, mais uma vez parabéns pelo seu trabalho. Não pudemos dar prosseguimento na matéria sobre a Armênia pq a CPI fez com que a Renova fechasse temporariamente suas portas. Não faltarão oportunidades futuras. Enviei o vídeo para um vereador, amigo meu, Danilo do Posto. Vamos ver o que acontece. Abraço forte !

  2. Na sub Mooca há uma sucessão de administradores incompetentes…Acompanho de perto pois sou moradora e nascida no bairro há 60 anos. Misericórdia!. Nas redes sociais do bairro são constantes áudios, vídeos e textos apontando os problemas mas o descaso é maior (bateu sds dos bons tempos do Arlindo!)

  3. Parabéns pelo trabalho, Douglas, mas infelizmente, três meses é muito pouco. Na região que moro, tem buracos com anos aberto, asfalto cheio de “costela de vaca”, alguns pontos, parece que o asfalto derreteu com a chuva. É triste mas não é exclusividade da Mooca, é geral. E sobre o fato de terem marcado como “serviço executado”, também já passei por isso onde minha mãe mora. A avenida patente contava como “recapiada” na prefeitura, mas demorou mais de dois anos para efetivamente ser.

  4. Douglas pensei que fosse só em Belém do Pará que acontecia isso.