Souvenires Paulistanos 4 – A Chave da Cidade

Para encerrar nosso ciclo de reportagens sobre os curiosos souvenires paulistanos, vamos falar de mais um item da minha coleção particular e que é a minha mais recente aquisição e já se tornou o meu favorito: A Chave da Cidade de São Paulo.

Clique na foto para ampliar.
Clique na foto para ampliar.

A chave da cidade é uma honraria simbólica que é entregue a personalidades ilustres ou para pessoas que realizaram coisas importantes para o progresso de uma cidade. Este tipo de homenagem atualmente não é muito comum aqui em São Paulo, sendo substituída pelo Título de Cidadão Paulistano, que é outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo. A Chave da Cidade ainda é uma homenagem muito popular nos Estados Unidos e alguns países da Europa.

Esta chave não estava no Brasil. Encontrava-se nos Estados Unidos e pertenceu a uma grande autoridade diplomática daquele país que foi homenageada em São Paulo, na década de 50, com este presente. Já falecido, sua família desfez-se dela e eu adquiri. A condição para tê-la foi preservar o anonimato do vendedor e de quem era o homenageado.

A chave da cidade quando eu a recebi.
A chave da cidade quando eu a recebi.

Passado duas semanas da compra, a Chave da Cidade finalmente chegou, e o que me impressionou mais foi o seu tamanho. Medindo aproximadamente 25 centímetros e pesando cerca de 500 gramas, ela é realmente muito bem feita. No corpo da chave, que é de aço, há de um lado o Brasão de São Paulo e do outro a data de fundação da nossa cidade. O dente da chave é uma cruz, que faz homenagem aos jesuítas e ao Padre José de Anchieta.

Na imagem, os detalhes da Chave da Cidade.
Na imagem, os detalhes da Chave da Cidade.

Limpa e lustrada, a Chave da Cidade de São Paulo recebeu um espaço todo especial para ela no meu escritório. Está acomodada junto de tantas outras peças raras, livros, fotografias e souvenires paulistanos. São objetos raros e únicos e que contam um pouco da história de nossa cidade.

Espero que vocês tenham gostado desta série onde apresentei os mais variados souvenires. Caso você tenha chegado aqui pela primeira vez, abaixo segue o link para os outros artigos:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

9 respostas

  1. Porém o que vemos em São Paulo nos dias de hoje é que a chave da cidade precisa ser trocada, pois já arrombaram a fechadura faz tempo. 😀 😀 😀 😀

  2. Douglas Boa Noite
    pesquisando sobre a chave de São Paulo do IV Centenário, encontrei sua pesquisa e site.
    Acabei de adquirir uma chave no estojo em um leilão.
    Coleciono tudo o que aparece do ano de 1954, data do meu nascimento.
    Tenho muitas peças.
    Caso tenha alguma peça repetida ou de alguém que tenha é só por favor, entre em contato comigo.
    Um abraço

    Bernardo Marin Neto

  3. Linda Aquisição!! eu mandaria fazer uma caixa em vidro pra deixar em exposição na minha sala hahaha.

    Sei que é indelicado mas quanto custou mais o menos.

  4. Adorei! Parabéns pela grande compra, Douglas. Em algum lugar de casa, tenho chaves antigas, bem bonitas, guardadas em uma caixinha de madeira que eram da minha avó materna. Preciso procurar, qualquer hora. Uma vez, fazendo limpeza, encontrei carnês de IPTU e documentos de financiamento da antiga casa do Ipiranga, sobre a qual já comentei aqui. Joguei alguns fora e depois me arrependi. Eram da década de 1940. Felizmente, tive o bom senso de guardar vários outros de lembrança.

  5. Estou Vendendo minha Coleção sobre os Festejos do IV Centenário de São Paulo inclusive a Chave que está na Matéria em um Leilão. Tenho Medalhas, Livros, Figurinhas, Fotos, Folhinha da època, Postais, Pratos etc.
    Mais de 100 Peças
    Bernardo Marin Neto
    bernaaza@ig.com.br

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: