Para encerrar nosso ciclo de reportagens sobre os curiosos souvenires paulistanos, vamos falar de mais um item da minha coleção particular e que é a minha mais recente aquisição e já se tornou o meu favorito: A Chave da Cidade de São Paulo.
A chave da cidade é uma honraria simbólica que é entregue a personalidades ilustres ou para pessoas que realizaram coisas importantes para o progresso de uma cidade. Este tipo de homenagem atualmente não é muito comum aqui em São Paulo, sendo substituída pelo Título de Cidadão Paulistano, que é outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo. A Chave da Cidade ainda é uma homenagem muito popular nos Estados Unidos e alguns países da Europa.
Esta chave não estava no Brasil. Encontrava-se nos Estados Unidos e pertenceu a uma grande autoridade diplomática daquele país que foi homenageada em São Paulo, na década de 50, com este presente. Já falecido, sua família desfez-se dela e eu adquiri. A condição para tê-la foi preservar o anonimato do vendedor e de quem era o homenageado.

A chave da cidade quando eu a recebi.
Passado duas semanas da compra, a Chave da Cidade finalmente chegou, e o que me impressionou mais foi o seu tamanho. Medindo aproximadamente 25 centímetros e pesando cerca de 500 gramas, ela é realmente muito bem feita. No corpo da chave, que é de aço, há de um lado o Brasão de São Paulo e do outro a data de fundação da nossa cidade. O dente da chave é uma cruz, que faz homenagem aos jesuítas e ao Padre José de Anchieta.

Na imagem, os detalhes da Chave da Cidade.
Limpa e lustrada, a Chave da Cidade de São Paulo recebeu um espaço todo especial para ela no meu escritório. Está acomodada junto de tantas outras peças raras, livros, fotografias e souvenires paulistanos. São objetos raros e únicos e que contam um pouco da história de nossa cidade.
Espero que vocês tenham gostado desta série onde apresentei os mais variados souvenires. Caso você tenha chegado aqui pela primeira vez, abaixo segue o link para os outros artigos:
Comentarios