A casa mais bonita da Penha de França

Quem acompanha o São Paulo Antiga desde o princípio, lá atrás em 2009, sabe da minha predileção pelos bairros localizados na zona leste de São Paulo. Evidente que isso é um pouco de bairrismo meu, já que nasci no Belenzinho e fui criado em dois bairros: Vila Granada e São Miguel Paulista, além de ter estudado na Vila Matilde e na Penha de França.

E a Penha é um bairro que mora no meu coração por uma série de fatores que vem desde a infância e que foram construindo o Douglas adulto de hoje. Por ali tem muita coisa que me faz pensar o quanto São Paulo é uma cidade diferenciada, com bairros que podem ser tão distintos entre si, sem perder mesmo assim a identidade paulistana.

A casa que apresento aqui para vocês é a que eu elejo (desde adolescente) como a mais bonita da Penha, além de ser pra mim uma das mais bonitas de toda a zona leste de São Paulo. Claro, gosto é algo pessoal e relativo, mas eu acho difícil você não se apaixonar por esta belezinha abaixo:

clique na foto para ampliar

Localizada na rua Betari, via que liga a parte baixa da Penha próxima ao Metrô até pouco depois do shopping do bairro, essa casa é tão bonita que parece uma casa de bonecas, mas deve ser mesmo uma casa de vó, daquelas que marcam a nossa infância onde vamos para brincar, comer doces e curtir a família.

A primeira vez que vi essa casa devia ser por 1991 quando eu estava estudando no colégio do Colégio São Vicente, não muito distante dela. Me chamou a atenção e tenho vagamente a lembrança fotográfica na memória, de uma casa que creio que teve mais altos do que baixos. Residências assim são jóias preciosas do bairro e mais que tombadas como patrimônio histórico deveriam ser premiadas. Se você é da turma que sempre morou em apartamento e nunca teve uma casa, acredite: não é fácil manter uma em dia seja ela grande ou pequena.

Na varanda a porta nota-se duas iniciais (clique para ampliar)

Certo dia, creio que em julho de 2023, estava passando pela calçada com uma colega quando fui mostrar a casa para ela. Uma simpática senhora que mora ali estava com outras pessoas na varanda e afirmou que a casa está fazendo 80 anos, ou seja, é de 1943. Pelo estilo é bem provável que a idade da casa seja essa mesmo.

Entre os detalhes da casa que enchem os olhos destaco em primeiro lugar o esmero com que ela é cuidada, sempre com a pintura em perfeito estado. Depois os detalhes arquitetônicos da casa como, por exemplo, as duas colunas salomônicas na entrada da varanda. Por sim o jardim que é muito bem cuidado e de extremo bom gosto. Por, fim na porta de entrada, é possível observar as iniciais “M” e “P”.

Enfim uma jóia da Penha. Meus sinceros parabéns aos proprietários.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Poupar, Semear, Prosperar

Instalada até março na entrada do Edifício Banco das Nações, a estátua foi furtado em março de 2015. Veja fotos detalhadas do monumento desaparecido.

Leia mais »

10 respostas

  1. Sou apaixonadissima por essas casas desse bairro gostaria mtoooo de ter uma dessa Lindas lindas xonada
    vou ate a penha e faço questão de passar em frente de mtas que tem pelo Bairro
    PARABÉNS pela publicações Amo ver

  2. Parabéns pelo trabalho….
    Também amo registrar a beleza de cada lugar..antiguidades,casas, ruas, paisagens, etc…guardo cada clique com muito carinho.

  3. Linda casa mesmo, obrigado por apresenta-la, por ter morado de São Miguel, deve conhecer um palacete que fica ba rua do Laboratório Sanitas, este Palacete deve ser histórico, muito lindo também. Sou morador do Itaim Paulista e adoro a história dos bairros, sou fascinado pela Igreja dos índios que fica na Praça do Forro. Que bacana estar próximo dela, conhecer um pouco de sua história, sua arquitetura e suas imagens de Santos, algumas com mais de 400 anos

  4. Douglas, nasci e cresci em São Miguel Pta. Bom saber que você era da região… morou em qual lugar de São Miguel City? Rsrs e aquele casarão próximo da Escola Municipal Arquiteto Luís Saia? Sempre tive curiosidade de ver por dentro. Abraços.

  5. Nossa!!!! É linda demais, é um sonho. Adoraria residir numa casa dessa, mas infelizmente hoje é muito complicado c a questão segurança.

  6. Conheço desde jovem a casa. Morei, estudei e cresci nessa saudosa Penha de França. Ali perto tinha a empresa Foz.

  7. Essa casa da Rua Betari , qual o significado das letras M e P na porta? Você não mencionou no texto. Morei no bairro da Penha desde que nasci em 1961 até 1981 e sempre passei em frente ao imóvel e nunca soube o significado das letras.
    Roseli da Silva Ometto -SP

  8. Ainda esses dias comentei com meus pais sobre o sonho que sempre tive de poder ter uma dessas… Maravilhosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *