Se tem uma coisa que eu adoro ao caminhar por São Paulo, é como sempre sou surpreendido por esta cidade grande e cheia de surpresas. Há duas semanas eu fazia uma exploração fotográfica por Pompéia, Lapa e Vila Ipojuca e resolvi ir até o final da rua Cotoxó, onde há esta escadaria abaixo:
A maioria das pessoas que passam por ali, inclusive moradores da região, acham que a rua Cotoxó termina na parte de cima da escadaria, poucos metros após cruzar a rua Cajaíba. Entretanto, o pequeno trecho de mais ou menos 20 metros após o término da escadaria é a continuação da rua, ou mais precisamente seu final, chegando na rua Francisco Bayardo.
E que muitos nem sequer imaginam é que nas duas laterais da escadarias, ainda entre os degraus, existam algumas casas pequenas que são as últimas residências da rua Cotoxó, que termina logo abaixo. Eram mais casas e hoje restam apenas duas.
E uma delas, bastante preservada e muito charmosa é essa da foto a seguir:
É uma residência bem pequena, mas muito charmosa. Jamais imaginei que construiriam casas nas laterais das escadarias e fico aqui já pensando se existem também em outras descidas iguais a esta que existem pela região e também pelos lados de Pinheiros.
A casa mantém todos os seus traços originais e está muito bem conservada. Na entrada portão e muro baixos, comum em imóveis da primeira metade do século 20 e hoje cada vez mais raros de se ver. No quintal e corredores o tradicional piso paulistano de caquinhos vermelhos. Praticamente não há uma rua em São Paulo onde estes caquinhos não se fazem presentes.
É realmente gratificante encontrar casas como esta. E espero que ela fique por ali por muitos e muitos anos.
Abaixo, mais uma fotografia do imóvel:
E você, conhece alguma casa curiosa, bonita ou interessante onde mora ou trabalha ? Conte aqui para nós!
Comentarios